Conheça os vencedores do Prêmio Professor Inspirador do Centro Paula Souza

Alunos avaliaram professores de Etecs e Fatecs segundo critérios de motivação, comunicação, criatividade e poder de mediação

qui, 15/10/2020 - 16h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CPS
Valdson Bernardes (à esquerda) e Geraldo Ribeiro Filho são os vencedores da votação que mobilizou mais de 13,3 mil alunos

Valdson Bernardes, da Escola Técnica Estadual (Etec) Drª Maria Augusta Saraiva, da capital, e Geraldo Ribeiro Filho, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Ferraz de Vasconcelos, foram eleitos pelos estudantes do Centro Paula Souza (CPS) os professores mais inspiradores da instituição em 2020.

A votação envolveu mais de 13,3 mil alunos que avaliaram 67 professores de Etecs e 28 de Fatecs. Os vencedores foram anunciados nesta quinta-feira (15) pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Patrícia Ellen, e pela diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, durante live nos perfis da SDE e do CPS no Instagram.

“É um prêmio inspirador para todos nós, por contar um pouco do dia a dia, da história e do trabalho de cada um desses profissionais que merecem total reconhecimento por sua função de destaque na sociedade, ainda mais nesta data tão especial que é o Dia do Professor “, afirmou a secretária Patricia Ellen.

“Uma homenagem justa às pessoas que dedicam suas vidas à formação dos jovens. Os professores deram um grande exemplo de como superar os obstáculos neste momento desafiador. A paixão pelo ensino é tão forte que faz os nossos educadores se reinventarem a cada dia, com muita inteligência e criatividade”, ressaltou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

Na categoria Etec, ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente, Paulo Fernandes Pantaleão, da Etec Abdias do Nascimento, localizada em Paraisópolis, na zona sul da capital; e Fernanda de Moraes Rossi Affonso, da Etec de Campo Limpo Paulista. Nas Fatecs, foram eleitos, em segundo lugar, André Lúcio Grande, da Fatec Mauá; e na terceira posição, Natália Airas Galastri, da Fatec de Jaú.

Modelos de inspiração

O professor Valdson Bernardes foi o escolhido dos estudantes das Etecs por ter sido um exemplo de carisma e dedicação ao longo de dez anos no curso de Comunicação Visual da Etec Drª Maria Augusta Saraiva.

Vítima de um infarto no último mês de maio, ele deixa na lembrança de seus alunos o amor pela profissão. Quem teve o prazer de ser inspirado por ele, o descreve como um professor incrível, que lecionava como um maestro e orquestrava as aulas com leveza e paixão.

Primeiro lugar entre os alunos das Fatecs, Geraldo Ribeiro Filho é professor de matemática nas unidades de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. Começou a lecionar dois anos depois de se formar e nunca mais parou. Gosta de dizer que se tornou professor da disciplina porque teve os melhores mestres possíveis. Para ele, a matemática não deve ser encarada como um “bicho de sete cabeças” pois está presente em tudo no cotidiano.

Confira os vídeos que contam as histórias de todos os professores inscritos de Etecs e Fatecs.