Conheça os sintomas e saiba como prevenir o câncer de cabeça e pescoço

Doença tem maior incidência em tabagistas , ex-fumantes e consumidores excessivos de álcool

seg, 09/06/2014 - 10h43 | Do Portal do Governo

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, 75% dos casos de câncer de cabeça e pescoço atingem o público masculino. Desses pacientes, 83% são ou foram fumantes. Dos doentes tratados, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e 40%, na faringe ou laringe. O estudo aponta ainda que as ocorrências são mais frequentes em homens acima de 50 anos.

Além do tabagismo, o consumo excessivo de álcool também está associado ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Em 2013, o Instituto do Câncer realizou cerca de 3.500 consultas e o número mostra que, embora os tumores sejam passíveis de detecção precoce, por estarem em regiões visíveis, muitas vezes os sintomas passam despercebidos.

Os sintomas mais comuns são manchas brancas na boca, dor, lesão ulcerada ou com sangramento e cicatrização demorada, nódulos no pescoço presentes por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir.

Medidas simples como não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas em excesso, além de dar preferência a alimentos pobres em gordura e ricos em fibras, ajudam a evitar o desenvolvimento dos tumores. Além disso, examinar a boca regularmente pode ajudar no diagnóstico precoce e aumenta as chances de cura em 80%.

Do Portal do Governo do Estado