Conheça os projetos vencedores do Prêmio Mario Covas

Foram 15 ações premiadas por boas práticas de gestão pública

sex, 29/04/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Conheça o projeto, vencedor do Prêmio Mario Covas, que ajudou a tirar jovens do tráfico O Portal do Governo do Estado de São Paulo preparou um conteúdo exclusivo para nossos leitores. Aqui você conhece melhor os projetos vencedores do Prêmio Mario Covas. Foram 15 projetos premiados por boas práticas de gestão pública voltadas à excelência e inovação, visando aprimorar a qualidade dos serviços e elevar o bem-estar dos cidadãos. Hoje você vai saber mais sobre o projeto Serviço de Laudos de Eletrocardiografia no Estado de São Paulo através do Sistema Tele-ECG, da Secretaria da Saúde.

Em meados de 2008, a Secretaria da Saúde e o Instituto Dante Pazzanese implantaram um serviço de eletrocardiograma que revolucionou os centros de saúde. Um mesmo laudo cardiológico, que antes ficava pronto em duas semanas, agora chega à mão do paciente em cinco minutos. “Muitas pessoas teriam um infarto, estavam com problemas sérios e não sabiam o que estavam acontecendo. Mas com o laudo imediato salvamos a vida de várias delas”, afirma o doutor Francisco Faustino França, responsável médico pelo serviço de laudos de eletrocardiografia do Instituto Dante Pazzanese.

Antes dessa tecnologia, os hospitais faziam o exame e encaminhavam as informações, em papel, para cardiologistas analisarem e emitirem o laudo. Hoje, o exame é enviado imediatamente para o Instituto Dante Pazzanese, por meio de sinal de telefone celular. Um especialista avalia e devolve o exame diagnosticado na sequência.

Este projeto, desenvolvido pelo setor de Bioengenharia do próprio Dante, foi um dos vencedores do Prêmio Mario Covas, na categoria inovação. Atualmente existem 79 aparelhos como esse espalhados pelo Estado de São Paulo. Desde que foi implantado, já foram emitidos mais de 200 mil laudos. Por dia, são realizados cerca de 500 exames e diagnósticos. É bom para os pacientes e também para o cofre público. “A economia é da ordem de 70 a 80 %. Antigamente todos sistemas precisavam de médico especialista para dar o laudo. Hoje não precisa ter um médico especialista em cada ponto”, explica França.

A intenção é ampliar o sistema de tele-eletrocardiografia para 200 unidades. O atendimento é totalmente gratuito. Os interessados devem se dirigir a uma unidade de saúde para ser direcionada a um posto que possua o aparelho.

Conheça, em breve, outros projetos vencedores do Prêmio Mario Covas.

Projeto da Base Comunitária de Vila Formosa ajuda a diminuir crimes contra o patrimônio

Conheça o projeto, vencedor do Prêmio Mario Covas, que ajudou a tirar jovens do tráfico

Do Portal do Governo do Estado