Conheça os projetos contemplados

E-Cidadania: sistemas e métodos na constituição de uma cultura mediada por tecnologias da informação e comunicação. Em parceria com a prefeitura de Campinas e coordenado pela professora Maria Cecília Calani […]

dom, 18/11/2007 - 11h10 | Do Portal do Governo

E-Cidadania: sistemas e métodos na constituição de uma cultura mediada por tecnologias da informação e comunicação.

Em parceria com a prefeitura de Campinas e coordenado pela professora Maria Cecília Calani Baranauskas, do Instituto de Computação da Unicamp, o projeto buscará desenvolver novos modelos de interfaces para inclusão de iletrados e indivíduos com necessidades especiais em serviços de governo eletrônico.  

E-Farms: uma estrada de mão dupla de pequenas fazendas para o mundo em rede.

Coordenado pela professora Claudia Maria Bauzer Medeiros, do Instituto de Computação da Unicamp, o projeto é uma cooperação entre as áreas de Computação e Ciências Agrárias e tem dois objetivos. O primeiro é investigar alternativas para comunicação entre áreas rurais com pouca infra-estrutura. O segundo é desenvolver modelos e métodos de gerenciamento de dados captados por sensores (de solo e satélites) para apoio ao planejamento de pequenos agricultores e cooperativas agrícolas.

PorSimples: simplificação textual do português para inclusão e acessibilidade digital.

O projeto está numa área nova de pesquisa no País, o Processamento da Língua Natural (PLN), e é coordenado pela professora Sandra Maria Aluisio, do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP de São Carlos. O objetivo é criar programas para simplificar conteúdos de Internet e facilitar a compreensão de textos por portadores de necessidades especiais, crianças em processo de alfabetização e analfabetos funcionais. Uma segunda parte da pesquisa é voltada para a simplificação ou revisão de trabalhos pelos próprios autores de textos publicados na internet.  

Projeto Borboleta: sistema integrado de computação móvel para atendimento domiciliar de saúde.

O projeto propõe tornar mais rápido o atendimento prestado pelos serviços públicos de saúde a partir de um protótipo baseado em celulares inteligentes (PDA). Médicos e enfermeiros terão sempre atualizado e acessível o prontuário do paciente – mesmo durante a visita –, poderão transmitir imagens para pré-diagnósticos a distância e acompanhamento do quadro clínico. O sistema permitirá também que cuidadores – familiares responsáveis pelo trato diário do paciente – recebam instruções por mensagens de celular. O projeto é coordenado pelo professor Fabio Kon, do Instituto de Matemática e Estatística da USP.  

X-gov: aplicação do conceito de mídia cruzada a serviços públicos eletrônicos.

Coordenada pela professora Lucia Vilela Leite Filgueiras, da Escola Politécnica da USP, a pesquisa vai investigar formas de integrar diferentes meios eletrônicos – Internet, celular e TV interativa – nas diversas etapas da prestação de serviços públicos ao cidadão. O projeto propõe modelos adaptáveis pelo gestor público ao tipo de serviço oferecido.