Conheça os programas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Moradias e transporte público mais acessíveis, inclusão na sala de aula e programas de capacitação estão entre as ações da Secretaria

sex, 27/03/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Em um ano de trabalho, a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência desenvolveu programas de acessibilidade ao transporte público, inclusão na sala de aula, prática de esportes e moradias acessíveis nos prédios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). O projeto “Desenho Universal nas Moradias de Interessa Social” criou uma “construção-modelo” para que os edifícios e apartamentos do CDHU fossem acessíveis aos 4,2 milhões de pessoas com deficiência do estado.
 
Outro importante passo foi a criação do “Programa de Empregabilidade” para a capacitação profissional de pessoas com deficiência. Até fevereiro deste ano, mais de 100 pessoas receberam aulas de informática, língua portuguesa, contabilidade básica, matemática financeira, gestão orçamentária básica e economia.
 
Programas de capacitação de profissionais que lidam com pessoas com  deficiência também foram criados, como o “Educação Física e Esporte como Ferramenta de Inclusão”, para educadores de rede, “Esporte e Recreação como Direitos de Todos”, para dirigentes e técnicos esportivos, e “Qualificação de Profissionais da Rede Básica de Saúde”, para atendimento adequado de pessoas com deficiência.
 
Para dar visibilidade aos programas e também oferecer um atendimento de saúde qualificado, a secretaria criou a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. O programa, com parceria do Hospital das Clínicas, contará com seis unidades fixas, sendo as primeiras três em construção em São Paulo, Campinas e São José do Rio Preto, e uma móvel, já em atividade. A unidade itinerante, que roda principalmente as cidades do interior, distribui cerca de 400 ajudas técnicas (como bengalas e cadeiras de rodas) e realizou 700 atendimentos. Serão implementados também dois Centros Tecnológicos em Órtese e Prótese, uma unidade na capital e outra no interior.
 
Um das ações mais recentes está a criação de um calendário especial de vacinação para pessoas com síndrome de Down. O Programa Complementar de Imunizações para Pessoas com Síndrome de Down inclui pessoas com a síndrome no calendário especial de vacinação do Centro Regulador de Imunizações Especiais (Crie). As doenças infecciosas são a segunda maior causa de óbito entre a população de 300 mil brasileiros com Down, pois 90% deles apresentam baixa imunidade. Com a vacina, o índice de morbidade e mortalidade com causa nessas doenças teria redução superior a 80%.
 
A secretaria também criou o primeiro portal governamental com 100% de acessibilidade. Mudanças no contraste nas letras, para pessoas com problemas de visão ou daltônicas, e legendas nos vídeos são algumas das providências que possibilitam o total acesso as informações do site. No último mês, o portal http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ recebeu 16 mil visitas.