Conheça os parques de São Paulo

Domingo é uma boa oportunidade para aproveitar o descanso ao ar livre

dom, 09/09/2012 - 9h26 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo possui muitas opções de cultura e lazer. Entre as inúmeras atrações, os parques são boas alternativas de divertimento e passeio ao ar livre. Aproveite o final de semana e programe um passeio com a família pelos parques da capital. 

Parque da Luz – Centro
Rua Ribeiro de Lima, 99, Bom Retiro, São Paulo, SP

Próximo à estação Luz do Metrô e CPTM, no centro da cidade, está o Parque da Luz. Nos arredores é possível encontrar o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o departamento Histórico da Prefeitura e a imponente Pinacoteca de São Paulo.

Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal) – Zona Norte
Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo, SP

Mais conhecido como Horto Florestal, o Parque Estadual Alberto Löfgren foi criado pelo botânico sueco que dá nome ao local. Além do instituto florestal, o parque abriga o palácio de verão do Governo Estadual, lagos, bicas e espaços abertos. O visitante pode visitar o Museu Florestal Otávio Vecchi e o marco do trópico de Capricórnio, que passa pelo parque.

Parque da Independência – Zona Sul
Av. Nazareth, s/nº, Ipiranga, São Paulo, SP

Um dos locais mais conhecidos do bairro do Ipiranga, o Parque da Independência reúne o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e os icônicos jardins de estilo francês. Inaugurado em 1988, o patrimônio nacional ainda mantém um bosque onde convivem diversas espécies de plantas e pássaros.

Parque Ecológico do Tietê – Zona Leste
Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70, Cangaíba, São Paulo, SP

Considerado uma das maiores reservas ambientais do Estado, o Parque Ecológico do Tietê serve de bacia de acumulação de água para o rio, evitando enchentes. O local, que foi inaugurado em 1982, também abriga o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, o Museu do Tietê, uma biblioteca e o Centro de Recepção de animais silvestres.

Parque da Água Branca – Zona Oeste
Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo, SP

Criado em 1929, o parque não é apenas tombado como patrimônio histórico do Estado, mas cultural, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico. Além da natureza, mantém exposições permanentes no Instituto Geológico, a Casa de Caboclo, um aquário com as espécies mais importantes das bacias hidrográficas de São Paulo, e um relógio de sol que marca a passagem do tempo em vários países.

Do Portal do Governo do Estado