Conheça os modelos do cartão BOM, o Bilhete Ônibus Metropolitano

Com apenas um cartão magnético, cidadão faz o pagamento da passagem nas três linhas de transporte

qua, 09/09/2015 - 9h56 | Do Portal do Governo

O cartão BOM existe desde 2011 quando o Governo de São Paulo integrou os sistemas de pagamento dos transportes sobre trilhos. Ao todo, são sete modelos: o comum, o vale-transporte, o empresarial, o escolar, o sênior, o especial e o municipal. Veja aqui o mapa das estações.

Com o BOM Comum é possível usar o bilhete 20 vezes por dia e não há tempo mínimo de intervalo.

O BOM Vale-Transporte é um direito do trabalhador, e ele deve ser usado somente no trajeto compreendido entre residência-trabalho e vice-versa. Seu limite de utilização é de 10 vezes e não há limite de reapresentação do cartão.

O BOM Empresarial é fornecido às empresas oferecerem esse serviço aos seus funcionários, e é ideal para situações definidas como “utilizações corporativas”, incluindo mão de obra temporária, prestadores de serviços, mensageiros, equipes de vendas etc. Ele pode ser usado até 30 vezes por dia.

Aos professores e alunos, a opção é o BOM Escolar. O cartão dá direito ao desconto de 50% no pagamento da tarifa.

O Cartão BOM Sênior é concedido aos cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos, garantindo a gratuidade.

Já o BOM Especial é concedido às Pessoas com Deficiência Física, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência, conforme legislação vigente, garantindo assim isenção do pagamento de tarifa, concedendo até dois acompanhantes com o mesmo benefício do titular do cartão, podendo ser utilizado apenas para um acompanhante por vez.

O cartão BOM Municipal é destinado aos Municípios que aderiram ao Sistema do Cartão que demandam de um ou mais tipos de cartões onde as regras de utilização sejam diferentes dos tipos existentes

Os interessados em adquirir o cartão podem conferir aqui os postos onde ele está disponível.

Do Portal do Governo do Estado