Conheça os craques eleitos pelos corintianos para Projeto Encontros do Metro

Mais votados foram Neco, Rivelino, Sócrates e Marcelinho Carioca

qua, 16/12/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

O Sport Clube Corinthians Paulista encerrou na semana passada, 11, a votação para eleger os melhores jogadores da história do clube que serão homenageados pelo Projeto Encontros do Metrô. Assim como o Palmeiras, o clube escolheu os craques mais votados em quatro períodos. Para representar o Timão de 1910 (data de fundação do clube) a 1950, o mais votado foi o jogador Neco (Manoel Nunes), com mais de 47% dos votos. Rivelino, com 67% dos votos foi escolhido como craque de 1951 a 1970 e Sócrates com 42% dos votos é o representante de 1971 a 1990. Com 57% dos votos, Marcelinho Carioca foi o craque escolhido para o período de 1991 até hoje.

Os jogadores escolhidos para receber a homenagem na estação Corinthians-Itaquera serão eternizados em fotos, que terão exposição fixa. Outros times que receberão os “memoriais” serão Santos, Portuguesa, Palmeiras e São Paulo, nas respectivas estações.

Os torcedores de cada um desses times escolhem os craques para representar quatro períodos da história do clube: da fundação até 1950 de 1951 a 1970 de 1971 a 1990 e de 1991 até hoje. A próxima votação para craque só será realizada em 2029.

Projeto Encontros

Os memoriais de futebol farão parte de um projeto amplo desenvolvido pelo Metrô de São Paulo, chamado “Encontros”. O Projeto Encontros já acontece na estação Santa Cecília desde abril de 2009 e leva programação cultural aos usuários. Seu espaço conta com biblioteca, revistaria, café/ lounge, espaço para apresentações musicais e de poesia, bem como estrutura para exposições temporárias de fotografia e artes plásticas, painéis para mostras permanentes e telão de cinema para exibição de curtas-metragens.

Em dezembro teve início a votação dos ídolos dos principais clubes de futebol, que serão imortalizados nas estações Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Portuguesa-Tietê, Santos-Imigrantes e na futura Butantã.

O espaço destinado ao São Paulo será instalado provisoriamente na Estação Butantã do Metrô, que iniciará sua operação em 2010. Em 2012, já em caráter definitivo, o “memorial” ficará na futura Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela do Metrô.

As estações do Projeto Encontros que homenagearão os craques terão três grandes destaques: a história do clube, fotos e troféus e o chamado ‘Espaço dos Grandes Craques’, que destacará os grandes ídolos da história dos times. Esse espaço será composto pelos jogadores eleitos pelo público, via internet, nos quatro períodos da história pré-estabelecidos pelos clubes.

Além dos espaços culturais, haverá programação exclusiva nos monitores que serão instalados nessas estações. O projeto foi idealizado para aproveitar, de forma plena, todo o potencial das estações do Metrô e estabelecer vínculos com a cidade de São Paulo e sua história.

Do Metrô