Conheça o programa Nascentes em prol do meio ambiente

Objetivo é proteger e recuperar matas ciliares, conservando os recursos hídricos

seg, 03/08/2015 - 11h32 | Do Portal do Governo

Proteger seis mil quilômetros de cursos d’água: o programa Nascentes tem o objetivo de aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água. O projeto envolve proprietários locais, prefeituras, sindicatos, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, conta com investimentos públicos e privados.

Dispostas ao longo das margens dos cursos d’água, as matas ciliares são importantes pois formam uma interface dinâmica entre os sistemas aquáticos e terrestres, trazendo benefícios como a diminuição do escoamento superficial das águas das chuvas, o que acaba minimizando os processos erosivos e favorecendo a conservação dos recursos hídricos.

Inicialmente, as ações do governo abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. Nesta etapa, o objetivo é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

O primeiro plantio de mudas aconteceu no município de Piracaia, na Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba/Capivari/Jundiaí (Bacia PCJ). A previsão é que sejam plantadas mudas em 10,22 hectares de áreas ciliares em seis propriedades rurais, próximas da Represa da Cachoeira.

Já a segunda etapa pretende promover a restauração ecológica de 371 hectares de matas ciliares na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. No total, serão utilizadas 618.983 mudas de 80 espécies nativas da Mata Atlântica que serão plantadas em 10 áreas localizadas no reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari, pertencente à Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Com a terceira etapa, o Programa Nascentes avançou mais um pouco com a frente de trabalho na cidade de Joanópolis. A nova etapa será executada em três propriedades particulares, totalizando 10,01 hectares, na Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), uma das regiões prioritárias do programa por apresentar grande demanda de água para abastecimento público.

Para mais informações sobre o programa acesse o site da Secretaria do Meio Ambiente.

Do Portal do Governo do Estado