Conheça o Parque Carlos Botelho, um refúgio ecológico

São mais de 37 mil hectares de extensão repleto de vegetação remanescente da Mata Atlântica; um dos corredores ecológicos mais importantes do país

dom, 06/12/2015 - 8h02 | Do Portal do Governo

Uma conexão direta com a natureza. É essa a experiência de quem visita o Parque Estadual Carlos Botelho, localizado Serra de Paranapiacaba, região sudeste do Estado. Considerado um dos corredores ecológicos mais importantes do país, o parque conta com uma área de 37.644,36 hectares com vegetação remanescente da Mata Atlântica.

Logo na chegada, o visitante pode mergulhar nas atrações e conhecer as espécies de fauna e flora presentes no parque através das apresentações interativas em um minimuseu. O Carlos Botelho conta com uma variedade de trilhas, inclusive uma delas totalmente adaptada para pessoas com deficiência, que mostra durante todo o trajeto diferentes tipos de bromélias.

Os mais aventureiros podem explorar a Trilha Represa/Forno, de 4 quilômetros de extensão, que leva o turista a ruínas de cinco fornos. Eles produziam carvão nos anos de 1940, quando o espaço ainda era uma imensa fazenda. Ainda há outras opções como a Trilha da Canela e a Trilha do Rio Taquaral.

Estrada- Parque
A principal obra de pavimentação ecológica da Estrada Parque Dr. Carlos Botelho (SP-139) foi inaugurada no dia 22 de novembro de 2015. Com mais de 30 quilômetros de extensão, ela liga os municípios de Sete Barras e São Miguel Arcanjo.

A estrada foi feita de calçamento intertravado e precisou de 10 milhões de pecinhas. Esses bloquetes permitem maior escoamento de água, não conservam calor e são de fácil manutenção.

Além disso, após a abertura da pista para tráfego de veículos, o ruído gerado pelo atrito entre os pneus e os bloquetes contribuirá para afugentar os animais.

Quem foi Carlos Botelho?
O Parque recebeu o nome de Carlos Botelho, em homenagem ao médico urologista que exerceu funções como Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e, posteriormente, como Senador da República. 

Do Portal do Governo do Estado