Conheça o Memorial da Resistência de São Paulo

Com entrada gratuita, espaço conta parte da história política do País

sáb, 18/12/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação das memórias da resistência e da repressão políticas por meio da musealização de parte do edifício que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo – Deops/SP, entre os anos de 1940 a 1983.

Instalado na Estação Pinacoteca o espaço apresenta quatro eixos temáticos:

O edifício e suas memórias – são apresentados os diferentes usos e apropriações do edifício construído no início do século XX para abrigar os escritórios e armazéns da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana – além da estrutura e funcionamento do DEOPS/SP.

Controle, repressão e resistência: o tempo político e a memória – as noções e as estratégias de controle, repressão e resistência que configuram a abordagem deste espaço, apresentadas a partir de estrutura conceitual em painel interativo, desenvolvidas em uma linha do tempo (da Proclamação da República, em 1889, ao ano de 2008) e referenciadas por um conjunto de publicações.

A construção da memória: o cotidiano nas celas do DEOPS/SP – este eixo trata exclusivamente do período do regime militar (1964 a 1983), a partir de diversos recursos  expográficos como uma maquete tridimensional que permite ao visitante compare o espaço prisional dos anos de 1969 a 1971 com o momento atual. A primeira cela mostra os trabalhos do processo de implantação do Memorial da Resistência; a segunda presta uma homenagem aos milhares de presos desaparecidos e mortos em decorrência de ações do DEOPS/SP; na terceira cela foi reconstituída a partir das lembranças de ex-presos políticos e a quarta cela oferece uma leitura da solidariedade entre os que estiveram encarcerados naquele local. Neste contexto do cotidiano na prisão, evoca-se também uma celebração religiosa realizada pelos frades dominicanos presos em 1969. Finalmente, um diorama permite ao visitante compreender como as manifestações públicas de resistência, naquele período, ecoavam nas celas.

Da carceragem ao Centro de Referência oferece possibilidades de aprofundamento temático, por meio da consulta a bancos de dados referenciais, destacando-se o Banco de Dados do PROIN – Projeto Integrado de Pesquisa desenvolvido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo. Neste espaço também são apresentados objetos e documentos provenientes de dossiês e prontuários produzidos pelo DEOPS/SP, sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo, além de iconografia sobre os diferentes espaços do edifício.

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz
Entrada franca
CEP 01213-010 – São Paulo – SP
Telefone: 55 11 3335 4990
Email: memorialdaresistencia@pinacoteca.org.br
Agendamento de visitas educativas: 3324.0943 ou 0944