Conheça o Espaço Catavento

São 250 atrações espalhadas em oito mil metros quadrados

qui, 26/03/2009 - 18h42 | Do Portal do Governo

O Catavento Cultural e Educacional e fica no Palácio das Indústrias, totalmente remodelado. Em oito mil metros quadrados de atrações e 250 instalações diferentes, o visitante se depara com diversas atrações interativas. São quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em todas, vídeos, painéis e maquetes são utilizados como suporte didático, mas o que surpreende é a interatividade de algumas instalações.

Algumas das instalações interativas podem ser manipuladas sem ajuda – painéis explicam como fazê-lo. Outras necessitam de guias. São os educadores e monitores que interagem nas atividades: eles organizam os jogos de perguntas e respostas, demonstram experimentos de química, ajudam a manipular as engenhocas que comprovam as leis da física, organizam o cinema 3D, explicam as ilusões de óptica, enfim, complementam a experiência do aprendizado com competência e simpatia. No teatro de nanotecnologia, por exemplo, são eles que promovem uma verdadeira gincana com a garotada, que vai ao delírio. Os gritos de entusiasmo podem ser ouvidos pelos corredores.

Uma visita completa pode levar um dia inteiro e, mesmo assim, o visitante fica com a sensação de que faltou ver algo. Todas as seções possuem entradas independentes. Se o desejo for esmiuçar o Universo, o visitante pode ater-se a esta área e voltar em outra oportunidade para conhecer o restante. Se optar pela visita completa, a trajetória garante acesso a áreas livres do Palácio das Indústrias, o que areja o passeio e dá a oportunidade de apreciar a arquitetura monumental da construção.

O claustro, espécie de jardim interno, abrigará um café – que deve ser instalado até agosto deste ano. Além das instalações, o Catavento possui um auditório com 180 lugares para palestras e cursos e um estúdio de TV.  A visita ao espaço é recomendada para crianças a partir dos seis anos, mas é preciso dizer que o Catavento é uma atração para adultos de qualquer idade. Apenas a instalação sobre sexualidade é restrita a adolescentes, a partir de 13 anos.

Serviço:
Espaço Cultural da Ciência Catavento
Onde: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, região central da capital
Quando: De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Quanto: R$ 6,00 e meia-entrada para estudantes e idosos.
Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de seis anos.
Como chegar: informações no site www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metro Dom Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: capacidade para 200 carros.
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva

Alguns destaques do Catavento:

Uma maquete de 1,2m de diâmetro mostra detalhes do Sol. Ao contrário do que percebemos, a superfície do Sol é repleta de rugosidades e estruturas granulares.

Dezenas de fibras ópticas simulam o céu de uma noite estrelada de inverno em São Paulo. Os visitantes se acomodam em pufes e, com a ajuda de monitores, fazem o reconhecimento das principais constelações utilizando uma carta celeste.

Com tecnologia desenvolvida pela Poli/USP, é possível fazer uma viagem aos planetas, às Luas do Sistema Solar e satélites artificiais que orbitam a Terra.

Fragmento de meteorito encontrado na Argentina. Acredita-se que ele caiu na Terra há cerca de 6 mil anos. Foi comprado em Paris, de um especialista no assunto.

O visitante se posiciona em uma marcação e tem a visão do cruzeiro do sul conforme a sua altura. Isso mostra que o desenho formado pelas constelações seria diferente se estivéssemos em outro lugar do Universo.

Uma série de botões pode ser acionada na Bandeira do Brasil para que o visitante descubra a qual estrela corresponde aquele Estado.

Uma caverna que reproduzida de forma: com formações e sons comuns em cavernas.

Aquários de água salgada, anêmonas, corais e peixes carnívoros e venenosos

É possível conhecer as estruturas do corpo humano em imagens tridimensionais: projeto realizado pela Faculdade de Medicina da USP.

Instalação com 700 borboletas amazônicas

Canto dos pássaros: o visitante pode selecionar pássaros em uma tela de computador e escutar, com fones de ouvidos, os respectivos cantos

Aranhas e escorpiões podem ser observados através de lupas.

Crianças podem observar simultaneamente, com auxílio de um monitor, as estruturas celulares num microscópio com aumento de até 1000 vezes. 

Um prisma mostra a decomposição da luz branca nas sete cores que vemos no céu.

O visitante pode entrar numa Bolha de Sabão ou ainda é possível, sem tocá-la,ver uma bexiga estourar.

A instalação “Eletromagnetismo” deixa os cabelos em pé, literalmente!

Na instalação de “Mecânica” é possível ter essa sensação de girar até fica tonto.

Salão Azul – o espaço foi preservado conforme o projeto de restauro realizado por Lina Bo Bardi, em 1992, é a parte mais interativa do espaço. Nele há:

Jogos de perguntas e respostas com temas atuais, como aculturação de povos indígenas; o painel Portinari, no qual, com a ajuda de um pincel com sensor infravermelho, o visitante “pinta” a parede, revelando obras do pintor e informações sobre os fatos históricos e a galeria de personagens históricos, na qual o visitante escala uma parede e aproxima-se de retratos de personagens como Gengis Khan, Julio Cesar e Ghandi, que contam suas vidas e aventuras e História das Histórias, um jogo em que cada participante deve tomar decisões estratégicas sobre temas da História Mundial.

O Passeio Digital mostra o Rio de Janeiro em 3D

Na Nanoaventura, divididos em grupos, os visitantes realizam uma competição de conhecimento e agilidade a respeito de microorganismos e objetos minúsculos.

No Laboratório de Química, monitores e visitantes realizam experiências simples

No espaço Prevenindo a Gravidez Juvenil o jovem visitante apreende sobre a prevenção da gravidez e DSTs. As dinâmicas da sala são realizadas pelo Instituto Kaplan. Reservado a jovens maiores de 13 anos.