Conheça nove alimentos que ajudam na saciedade e invista neles

Saiba o que comer para não ficar com fome nas principais refeições; abacaxi e arroz integral estão entre os produtos

sáb, 31/08/2019 - 19h00 | Do Portal do Governo

Você, alguma vez, fez uma refeição até estar satisfeito, mas pouco tempo depois sentiu fome de novo? Isso é muito comum, principalmente para quem faz dieta e aposta em alimentos que parecem matar a fome, porém são digeridos rapidamente.

Vale destacar que algumas refeições ajudam na saciedade e a não comer muito, de hora em hora, ou além da conta nas principais refeições. Confira nove desses alimentos a seguir, um para cada período do dia:

  1. Ovo

O ovo é, talvez, a fonte de proteína mais conhecida, com uma estrutura complexa, exigindo mais tempo do organismo para digestão.

  1. Abacaxi

Além de delicioso, o abacaxi é rico em fibras, mantendo o estômago ocupado na digestão por mais tempo. Quando entra em contato com a água, ele forma um gel no estômago. Com essa reação, a digestão fica mais lenta.

  1. Queijo branco

Além de saudável, o queijo branco tem a mesma propriedade do ovo: alto teor de proteína.

– Almoço  

  1. Arroz integral

O arroz integral leva mais tempo para ser digerido do que o branco. O arroz integral é muito rico em fibras, minerais (potássio, ferro e fósforo) e Vitaminas (tiamina B1, riboflavina B2 e niacina B3). Todas essas substâncias ajudam a emagrecer e manter a saúde. Enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.

  1. Chia

Indicada por muitos nutricionistas para quem desejar emagrecer, a chia pode ser encontrada nas formas de grão, farinha ou óleo. As sementes são mucilaginosas – ricas em fibras.

  1. Cenoura

A casca dura da cenoura exige uma mastigação mais elaborada. Com ela, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento foi ingerida.

– Jantar

  1. Melancia

 Por ser composta essencialmente por água, a melancia é excelente para provocar a sensação de saciedade.

  1. Suco de limão

A propriedade azeda do limão inibe a vontade de comer algo doce, uma vez que satura as papilas gustativas, que também estão no comando da fome.

  1. Tofu

Esse queijo de soja tem 40 calorias para cada 100 gramas. Ele tem proteína, vitaminas do complexo B, magnésio e ferro, minimizando a compulsão por doces e dar uma sensação de saciedade.