Conheça mais sobre planetas e estrelas na Unesp de Bauru

Nesse sábado, 30, Observatório de Astronomia da universidade terá acesso aberto e gratuito

sex, 29/06/2012 - 17h50 | Do Portal do Governo

Gosta de observar o céu? Vá ao Observatório de Astronomia da Unesp. Todo último sábado do mês, o local estará aberto ao público interessado nessa prática disponibilizando palestras com especialistas no assunto e equipamentos, como telescópios.

Neste sábado, 30, o Observatório oferece ainda uma nova opção: vai abrir suas portas a partir das 16h para que seja possível, também, a observação do Sol, através de telescópios com um filtro especial acoplado ao aparelho. Segundo Rosa Scalvi, professora da instituição, por volta das 18h, após o pôr do Sol, haverá possibilidade da observação do planeta Mercúrio a vista desarmada (olho nu). Nesse horário, a Lua também já estará visível no lado leste, em sua fase crescente, com quase 80% de luminosidade.

Outros objetos que serão observados são o planeta Marte, o aglomerado de estrelas Omega Centauri – distante mais de 17 mil anos luz de nosso planeta – e, se as condições atmosféricas permitirem, constelações como Cruzeiro do Sul, Escorpião, Virgem, Sagitário, Centauro e outras.

Para discutir e entender um pouco mais sobre os objetos observados, serão realizadas palestras curtas, de aproximadamente 20 minutos, no auditório do IPMet, com início às 19h30min, 20h30min e 21h30min.

SERVIÇO
Observatório de Astronomia da Unesp
Dia 30 de junho, a partir das 16h
Av. Carlos Sandrim – Bauru.
Entrada gratuita e sem agendamento prévio

Do Portal do Governo do Estado