Conheça Itatinga e curta as riquezas naturais do sul de SP

Cachoeiras, rios, e um dos mais antigos hortos florestais do país podem ser visitados na cidade

qui, 22/05/2014 - 17h15 | Do Portal do Governo

Para quem ama a natureza e deseja fugir da agitação paulistana aos finais de semana, uma ótima alternativa é curtir as riquezas naturais da cidade de Itatinga, no interior paulista. A 221 km da capital, Itatinga é conhecida pela sua formação rochosa e pelas belas cachoeiras.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A cachoeira do Lobo, mais famosa da cidade, é bastante procurada por moradores e turistas que desejam tomar um banho refrescante e admirar a beleza da natureza local. Outra opção para os visitantes é a Estação Ambiental da ESALQ, um dos Hortos Florestais mais antigos do país e bastante conhecido por estar no centro da floresta de eucaliptos, plantada na cidade desde a década de 40.

O espaço é bastante visitado por famílias que desejam um passeio aos finais de semana. Ele conta com quiosques de madeira, lago com gansos e patos e uma trilha destinada aos para ciclistas. O horto é administrado pela USP (Universidade de São Paulo) por meio da ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).

Passam pela cidade os rios Novo, das Pedras, Bonito, Tamanduá, Pardo, Santo Inácio, dos Veados, do Meio e o Paranapanema. E é no rio Paranapanema que fica o Recanto dos Cambarás, outro importante ponto turístico da cidade.

A cidade de Itatinga nasceu no início do século passado e recebeu este nome devido a sua formação rochosa de cor branca, pois “Ita-Tinga” significa “Pedra-Branca” em tupi-guarani. O município era um pequeno povoado de Avaré, hoje possui 17 mil habitantes e pertence à região de Sorocaba, uma das mais prósperas do país.

Do Portal do Governo do Estado