Conheça Hector Ferronato, aluno da Etec aceito em universidades nos EUA

Estudante viaja em agosto para os Estados Unidos onde cursará Ciência da Computação da Universidade Franklin & Marshall College, localizada em Lancaster, na Pensilvânia

dom, 05/05/2013 - 17h02 | Do Portal do Governo



“Considero a Etec como a minha família. Assim que entrei lá sabia que era uma escola de ensino diferenciado e quis aproveitar todas as oportunidades”, afirma Hector Ferronato, 18 anos, do município de Porto Ferreira e que recentemente foi aceito em três universidades norte-americanas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O estudante da Etec (Escola Técnica Estadual) do município, que fica localizado a 229 km da capital irá em agosto deste ano para os Estados Unidos onde cursará Ciência da Computação da Universidade Franklin & Marshall College, localizada em Lancaster, na Pensilvânia. A instituição ofereceu uma bolsa de 90% para os quatro anos de duração do curso.

Em 2011, Ferronato foi eleito o melhor aluno da unidade e com isso ganhou uma bolsa de estudos do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza para os Estados Unidos. Por um mês, com tudo pago, estudou inglês e conheceu a cultura local na cidade de Portland, Oregon.

“Ser eleito o melhor aluno foi uma recompensa e um incentivo a continuar estudando e me dedicar cada vez mais. Enquanto estava no intercâmbio conheci uma pessoa que me deu as dicas do processo. Falou que era difícil, mas que era possível tentar”, afirma Hector. 

Após voltar da viagem, o estudante pesquisou sobre o processo seletivo e inscreveu-se em 12 instituições e, por um ano, dedicou-se intensamente ao processo. Além de estudar, também trabalhou para conseguir pagar as inscrições. 

“Abri o e-mail e li a notícia [de que tinha sido aceito], já comecei a chorar e fui correndo contar pra minha mãe, que também chorou”, relembra no momento em que soube que tinha sido aceito para estudar nos Estados Unidos. 

Projeto Social

Em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), do curso de Informática, surgiu o projeto social que atualmente é conhecido como “O Mundo de Piatã”, que reúne várias iniciativas ambientais, incluindo site, blog e um jogo online que ensina questões ambientais a crianças de 6 a 11 anos, ao mesmo tempo em que diverte.

Com o projeto, Hector foi nomeado um dos 30 líderes globais entre jovens do mundo todo que realizam projetos sociais em suas comunidades pela “We Are Family Foundation” e ficou por uma semana em Nova York, a convite da fundação, onde participou de palestras e debates. 

“Continuar utilizando a tecnologias para fazer projetos sociais e voluntários para ajudar a população”, é a expectativa de Hector para seu futuro. Dedicação, vontade e esforço não faltam para o jovem que saiu de Porto Ferreira e desembarca em Lancaster para dar continuidade ao seu sonho de ajudar ainda mais as pessoas. 

Do Portal do Governo do Estado