Conheça Embu, cidade referência no mundo das artes

Arte sacra, artesanato, esculturas e muita cultura em um só lugar

sex, 15/04/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

A estância turística de Embu fica a apenas 30 minutos da capital paulista. A cidade, referência no mundo das artes, ganhou projeção nacional e internacional em 1964 com o 1º Salão das Artes. Ainda nesta década, o município passou a receber hippies que mostravam suas peças aos finais de semana. Essa exposição virou marca registrada da cidade e ganhou o nome de Feira de Artes de Artesanato: visita obrigatória para quem vai para Embu.

Conhecer o Parque Ecológico, Cultural e de Lazer Cidade das Abelhas também pode render uma divertida surpresa. Localizado em uma área de preservação ambiental da Mata Atlântica, os visitantes aprendem sobre a vida e importância das abelhas, passam pela experiência de ter por alguns minutos a visão do inseto, acompanham a movimentação de diversas abelhas dentro de uma colméia de vidro e ainda degustam mel. Depois de uma verdadeira aula sobre a vida do inseto é hora de se divertir. O parque possui um playground com diversos brinquedos, quase todos com formato de abelha. Existe até uma trilha aérea conhecida como “arbelhismo”, com mais de três metros de altura e 20 pontes no meio da mata, para divertir os mais corajosos.

Quem visita Embu, consegue ir do universo das abelhas para o dos índios com muita facilidade. O Museu do Índio, planejado pelo artista plástico e pesquisador da cultura indígena, Walde-Mar de Andrade e Silva, fica a apenas 5 km da Cidade das Abelhas. O pesquisador, autor do livro “Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros”, viveu com os índios no Parque Nacional do Xingu por vários anos.Além de um vasto acervo bibliográfico sobre costumes, hábitos, idioma, crenças, arte, rituais, vida comunitária e relação com a natureza, o museu também possui diversos acessórios indígenas. O espaço está à disposição para visitação, pesquisas e estudos.

Outro lugar destinado a arte é o Memorial Sakai. O espaço cultural possui exposições periódicas de artistas plásticos, uma escola de cerâmica e obras do mestre que inspirou a criação do Memorial. Tadakiyo Sakai veio do Japão para o Brasil com apenas 14 anos e simplesmente se apaixonou por Embu. O artista plástico é considerado um dos maiores representantes da escultura em terracota no Brasil. Quem visita o memorial conhece mais sobre a história de Sakai, seus prêmios, alunos e admiradores.

E se engana quem pensa que acabou por aqui. A cidade ainda tem atrativos para quem gosta de arte sacra. Logo na entrada, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas já mostra que é diferente dos outros. Sua fachada possui uma arquitetura peculiar inspirada no estilo barroco. O visitante se surpreende ainda mais quando entra no museu. Existem diversos anjos, santos e personagens bíblicos entalhados em madeira, modelados em terracota ou em armações de roca. As obras foram criadas por jesuítas com a ajuda de índios, entre os séculos XVII e XIX. O visitante pode finalizar o passeio com uma caminhada pela igreja para apreciar a sacristia, com pinturas de estilo oriental no forro, e o altar da capela enfeitado com talha de ouro.

Quem se interessar pela vida dos jesuítas pode explorar ainda mais este universo e conhecer a Fonte dos Jesuítas, descoberta em 1944 e considerada uma das mais antigas do Brasil. Todos sábados, uma turma monitorada conhece a cachoeira, caminha pela Mata Atlântica, participa de oficinas e atividades de lazer e passeiam de trem pelo centro histórico de Embu das Artes.

Depois de muita arte é hora de explorar o verde da região. O Parque do Lago Francisco Rizzo possui 217 mil m² de natureza preservada, um lago de 56 mil m², além de playground, pista de cooper com iluminação para caminhada noturna, equipamentos de ginástica e quiosques, que garantem momentos prazerosos para toda família. Quem optar por um passeio monitorado tem a oportunidade de ir mais além e conhecer a horta comunitária, viveiro, brinquedoteca, biblioteca e um laboratório vivo, com experiências agro-ecológicas.

Para conhecer tudo que a pequena cidade de Embu das Artes pode oferecer, a melhor via de acesso, saindo de São Paulo, é pela Rodovida Regis Bittencourt ou pela Raposo Tavares. Em apenas 30 minutos você desfrutará de muita arte e ecologia.

Conheça outros destinos:

Analândia

Campinas

Ribeirão Preto

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Do Portal do Governo do Estado