Conheça em detalhes a nova passarela

Cerca de cinco mil usuários da Estação Cidade Jardim serão beneficiados por ela

qui, 26/07/2007 - 16h08 | Do Portal do Governo

A passarela Miguel Reale está localizada entre a ponte Cidade Jardim e a confluência das ruas Brigadeiro Haroldo Veloso e Franz Schubert, junto ao Parque do Povo, na Capital. Cerca de cinco mil usuários da Estação Cidade Jardim, anexa à obra, serão beneficiados por ela.

Além disso, transeuntes que passam pelo local agora irão dispor de uma alternativa segura para atravessar a avenida. Com a re-inauguração do Parque do Povo, prevista para o segundo semestre, a expectativa é que a circulação de pedestres aumente ainda mais.

Acessibilidade

Equipada com todos os itens de acessibilidade, como corrimão de duas alturas, piso tátil e também elevador, a travessia conta com 21 estais (hastes metálicas), para suportar sua estrutura. A haste mais longa mede 53,5 metros e a menor 23,2 metros. Todo o aço da estrutura da passarela é do tipo “corten”, um material que se auto-protege contra as ações do tempo, como ferrugem.

A altura da passarela atende à necessidade de passagem inferior de caminhões com cargas especiais, comum na região, com um vão de 6,10 metros, mais do que o normal. A obra também trouxe melhorias ao visual de todo o entorno da Estação Cidade Jardim. Junto com a arquitetura diferenciada, vieram o calçamento e paisagismo, com canteiros e jardins coloridos.

Além de importante obra de utilidade pública, a passarela estaiada promete ser mais um marco na cidade, assim como a atual Estação Santo Amaro do Metrô, também conhecida pela ponte estaiada, construída pela CPTM nos mesmos moldes, e que é tema de cartão postal.

A Estação Cidade Jardim da CPTM foi entregue à população em 2001, o que fez o fluxo de pedestres nesse local aumentar muito. A única faixa de pedestres para travessia da avenida fica a cerca de 200 metros da entrada da unidade, com intensa movimentação de veículos ao longo do dia.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos