Confira dicas para melhorar a saúde de sua coluna

É importante sempre estar em movimento, seja em uma caminhada leve, um alongamento rápido ou substituir o elevador pelas escadas

sex, 31/08/2018 - 16h06 | Do Portal do Governo

Dor nas costas é uma queixa comum dos brasileiros. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o problema afeta, de forma crônica, 36% da população. No mundo, o número sobe para 80% das pessoas, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sedentarismo, posturas corporais inadequadas no trabalho, em frente ao computador, ao celular, em atividades físicas mal orientadas, em quadros de obesidade ou até mesmo momentos de lazer estão entre as causas mais comuns.

Alguns dos problemas mais recorrentes é a rizartrose, que atinge a região dos polegares. Isso deve-se ao uso intenso de tablets e smartphones. 

Para Ana Paula Monteiro, fisioterapeuta do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o problema pode ser evitado ao se locomover mais e ficar menos horas na mesma posição. Também é necessário ficar atento ao modo correto da postura para cada tipo de atividade.

Algumas atividades, no entanto, requerem maior atenção com a postura, justamente pelo longo tempo que esses profissionais ficam parados: cabeleireiros, motoristas, dentistas, professores, cirurgiões e manicures estão entre eles. Algumas atividades ajudam, como pilates e ioga.

Maria Simone Barreto, fisioterapeuta, afirma que o Pilates é adequado, inclusive aos idosos por ser uma atividade de baixo impacto, que não oferece riscos à saúde. “Segundo a OMS, idosos fisicamente ativos tem a menor prevalência de depressão se comparado a idosos que não praticam atividade física. A autoestima está diretamente ligada a isso. Idosos depressivos têm a autoestima baixa e o pilates pode ajudar na independência funcional, possibilitando que ele faça suas atividades diárias com autonomia”.

Para quem sente dores intensas, o ideal é procurar um fisioterapeuta ou um terapeuta ocupacional. “Ficar na mesma postura não é bom, e o comum não é chegar aos 30 anos com grandes problemas. A gente espera que seja apenas aos 60″, finaliza a fisioterapeuta.

Por isso, é importante sempre estar em movimento, seja como for. Pode ser uma caminhada leve, um alongamento rápido ou substituir o elevador pelas escadas. Mexa-se!

Repousar
Deitar no chão ou em um colchão mais duro por 10 minutos, com pernas apoiadas sobre uma cadeira.

Dormir de lado
Com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas.

Compressas mornas
Colocar bolsa de água quente no lugar da dor para relaxar o músculo por mais de 20 minutos.

Tomar banho quente
Aproveitar a pressão da água sobre o local da dor.

Sentar de maneira correta
Não cruzar as pernas ao sentar, sente-se em cadeiras cuja altura seja suficiente para apoiar os pés no chão.

Não ficar muito tempo na mesma posição
Levantar de hora em hora, no mínimo, e movimentar os quadris.

Massagem
Feita por um especialista, para o relaxamento dos músculos – evite profissionais que queiram “colocar sua coluna no lugar”.

Alongamentos
Deitar em uma bola de pilates e soltar cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada.