Conheça cinco serviços do Estado para cuidar da sua saúde

A Secretaria da Saúde de São Paulo conta com serviços especializados que oferecem o atendimento regular à população paulista.

sex, 17/08/2018 - 10h39 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde de São Paulo conta com hospitais especializados que oferecem o atendimento regular à população por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) e dos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além de oferecer programas e campanhas de prevenção. Conheça alguns desses serviços:

Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer

Criada em 2013, a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer tem o objetivo de integrar e ampliar os serviços de diagnóstico e tratamento em oncologia do estado de São Paulo. A rede foi batizada em homenagem a apresentadora Hebe Camargo, que no ano anterior havia sido um ícone no combate à doença. O lançamento oficial ocorreu em 8 de março, dia internacional da mulher e aniversário da apresentadora.

O grande desafio da Rede Hebe Camargo é oferecer um atendimento mais ágil e próximo ao cidadão, evitando o deslocamento dos pacientes em um momento de grande fragilidade. Isso passou a ser possível, pois além dos investimentos em serviços modernos e qualificados, foi criada uma central única de regulação de vagas.

Um grande grupo, liderado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, considerado o melhor hospital público do Estado de São Paulo e referência nacional no atendimento à doença, e outros 14 serviços, tiveram a missão de apontar as necessidades dos paulistas e elaboraram um plano de melhorias e expansão dos serviços oncológicos. A partir disso, foram definidos protocolos de atendimentos e mais de R$ 150 milhões foram investidos nos últimos anos para a implantação de novos serviços em diversas regiões do Estado.

Com 76 unidades em todo o Estado, somente em 2017, 95% dos agendamentos realizados pela central única de regulação de vagas ocorreram na própria região do solicitante.

“A missão da Rede Hebe Camargo é aprimorar o modelo de atenção às pessoas com câncer, integrar os serviços de diagnóstico e tratamento em oncologia do Estado de Sao Paulo, organizar o acesso e reduzir o tempo entre diagnóstico e tratamento”, explica a Coordenadora da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, Sônia Alves.

Ambulatório Médico de Especialidades (AMEs)

Os AMEs são unidades estaduais de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas com médicos em diferentes especialidades, consultas não-médicas em áreas como fisioterapia e fonoaudiologia, exames de apoio diagnóstico e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.

O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo. Desde 2011 foram 21 novas unidades implantadas em diversas regiões do Estado e outras seis estão em obras. Em 2015, o Governo do Estado aperfeiçoou o modelo e implantou o AME+, que oferece cirurgias de média complexidade e internação no regime de hospital-dia. As unidades vêm sendo adaptadas e modernizadas para realizar cirurgias de pequeno e médio porte. Dos 57 AMEs de todo o Estado, 37 já são AMEs +.

O atendimento também foi ampliado aos sábados em mais de 20 unidades, que passaram a realizar também consultas e exames para diagnóstico e tratamento à saúde do homem.

O objetivo dos AMEs é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

O modelo é testado e aprovado por mais de 96% dos paulistas que utilizam as unidades. A pesquisa, realizada em 2016 com pacientes e usuários dos AMEs, foi baseada em seis quesitos: espaço físico, atendimento da recepção, atendimento da equipe médica e da equipe de enfermagem, atendimento de outros profissionais e ambulatório.

Os AMEs recebem pacientes com data, hora marcados e encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O agendamento das consultas é feita pelas próprias unidades de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.

“Os AMEs são serviços de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.”, explicou o Superintendente do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Barradas, Dr. Paulo Quintaes.

Mulheres de Peito

O Governo do Estado de São Paulo criou em dezembro de 2013 o programa Mulheres de Peito, que tem o objetivo de detecção precoce de câncer de mama.

A iniciativa incentiva mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia, de forma gratuita, a cada dois anos na rede pública e visa a detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Nas carretas o exame pode ser feito sem pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Quem está fora desta faixa etária, também pode fazer a mamografia nas unidades móveis, mas é preciso do pedido do médico. Não é necessário agendamento.

Além das carretas, o programa tem o telefone 0800 779 0000 para o agendamento de exames em um dos serviços com mamógrafo espalhados por todo o Estado. As pacientes podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o agendamento por telefone é importante que a mulher tenha em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

“O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. Por isso, o rastreamento tem o objetivo de facilitar o acesso ao exame de mamografia e agilizar o diagnóstico e o tratamento precoce para a doença”, conclui Marco Antonio Zago, secretário de Estado da Saúde.

Filho que ama leva o pai ao AME

Exames periódicos, os conhecidos check-ups médicos, são importantes para a prevenção de doenças que podem comprometer a saúde. Casos como o câncer de próstata em homens podem ser fatais se o tumor não for diagnosticado em tempo.

O programa Filho que Ama leva o Pai ao AME, do Governo do Estado, tem como finalidade estimular os homens a fazerem exames regulares gratuitos nos Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME), em diferentes municípios.

Podem fazer os exames, homens com 50 anos ou mais de idade. Eles passam pelo setor de enfermagem para avaliação de peso, altura e risco cardíaco e por uma série de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma. Em seguida, são atendidos por cardiologistas e urologistas. Caso haja alguma anormalidade, são encaminhados para outros exames e tratamento.

Mutirões

São promovidas com regularidade, campanhas de multivacinação de crianças, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), hepatites B e C, gripe, alcoolismo e tabagismo, entre outras, além de programas de incentivo a exames preventivos.

Mutirão da catarata

Pensando em diminuir as filas do SUS, o Governo de São Paulo criou o mutirão da catarata. Que pretende aumentar em até 50% o número de procedimentos cirúrgicos realizados pelos AMES (Ambulatórios Médicos de Especialidades) no Estado. As cirurgias serão realizadas, até o final de março, em 34 AMEs localizados na capital, Grande São Paulo, interior e litoral paulista. As unidades organizam sua rotina e ampliaram a capacidade de agendamentos, com a finalidade de atender aos pacientes que já possuem indicação cirúrgica de catarata e estão preparados para passar pelo procedimento.

Mutirão de testes para HIV 

Por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, são ofertados testes para HIV por fluído oral, distribuição de preservativos masculinos e mil femininos, além de sachês de gel lubrificante e folders informativos.  As ações de combate, prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), instituída com a lei nacional 13.504, de 2017, abrange desde rodas de conversa até mutirões de testagem em vários locais do Estado.

“Todos os dias, 7 paulistas morrem  em   decorrência  da Aids. A testagem é  gratuita e disponível em toda a rede pública de  saúde”, informa Artur Kalichman, coordenador do Programa  Estadual   DST/aids-SP. “É  fundamental  que as  pessoas  com vida sexual ativa façam o teste. Se o resultado for positivo, é importante encaminhá-las para um serviço de saúde para avaliação e acompanhamento médico”, explica.

Mutirão de testes para Hepatites

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo programa umas série de atividades de conscientização, prevenção e testagens de hepatites virais na capital.   São oferecidas orientações sobre prevenção e testes rápidos contra as hepatites B e C para colaboradores e população.  As atividades organizadas pela pasta visam incentivar a prevenção, pois, nos últimos anos, houve aumento no número de notificações de casos de Hepatite C, que passou de 4,9 mil, em 2014, para 7,6 mil, no ano passado. Por outro lado, os casos de Hepatite B 3,7%, no período, com 3 mil casos em 2016, contra 3,2 mil três anos atrás.

“Essas ações visam principalmente orientar a popular acerca das hepatites virais, com o objetivo de prevenir e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce”, afirma Sirlene Caminada, diretora do Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria.