#DestinoDaSemana: Areias, pioneira no cultivo de café no Brasil

Município também abriga hotel que, em 1822, serviu de abrigo para Dom Pedro I durante a viagem na qual viria proclamar a Independência

sex, 24/11/2017 - 20h46 | Do Portal do Governo

O município de Areias, localizado a 280 km da capital paulista, na divisa do Estado com o Rio de Janeiro, foi uma das primeiras regiões do Brasil a cultivar o café, tendo um grande destaque no mercado cafeeiro nacional. A cidade mantém preservada as suas construções antigas.

Os turistas também podem encontrar atrativos naturais como a Represa do Funil e a Serra da Bocaina, onde se encontra a nascente do Rio Paraitinga. Além disso, é possível encontrar várias construções antigas. como a Casa da Câmara, Casa da Cultura, a Igreja Matriz Senhora SantAna e o hotel que em 1822, serviu de abrigo para Dom Pedro I durante a viagem na qual iria proclamar a Independência do Brasil.

Igreja Matriz
O início da construção ocorreu em 1792 e o local foi finalizado em 1874, tendo passado por reforma em 1890. A igreja conta em seu interior com as imagens da padroeira Senhora Sant’Ana e São Miguel. Seu sino também, de grande importância, pesa 1.100kg, 1,5m de altura e foi doado pelo Major Manoel da Silva Leme em 1863.

Hotel Solar Imperial
O local, construído em 1798 pelo Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva, abrigou D. Pedro I em 17 de agosto de 1822 durante sua viagem a São Paulo que resultou no grito do Ipiranga, marco da independência.

Casa do Artesão
Foi construída em 1998 seguindo a mesma arquitetura colonial anterior, para comercializar a produção do artesanato local, bem como peças confeccionadas em bambu, madeira, barbante, palha, barro, couro etc.

Mirante
Areias conta com um mirante, localizado no bairro da santa clara, um dos tópicos mais alto da cidade. No local, os turistas podem tirar fotos da vista parcial do município e também fazer uso do local para piqueniques e bate papos.