Conheça Cananéia, um dos melhores roteiros ecológicos do mundo

Patrimônio Natural da Humanidade, cidade tem atrações para todas as estações do ano

sex, 10/12/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Situada no extremo sul do Litoral Paulista, no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a baia de Paranaguá (PR), Cananéia é um dos últimos santuários de Mata Atlântica intocada na costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta.

Tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e apontada por publicações especializadas como o melhor roteiro ecológico do mundo, a região conhecida como Lagamar é uma fantástica coleção das águas de muitos rios, baias e lagoas com o mar e compreende, num só lugar, quatro ecossistemas: mangues, dunas, restingas e a Mata Atlântica.

A boa infraestrutura de hotéis e pousadas atrai muitos turistas, que usam a cidade como ponto de partida para explorar suas duas principais ilhas: a do Cardoso e a do Bom Abrigo – além do município vizinho de Ilha Comprida.

Com a diversidade de ecossistemas, há entretenimento durante todo o ano na cidade. No verão as praias e cachoeiras são a atração. Devido aos dias claros e secos, as caminhadas nas trilhas ficam para o outono. Para o inverno, são reservadas a Festa do Mar e a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes; e na estação mais florida, a Mata Atlântica contribui com as cores deslumbrantes das flores que lá existem.

Cidade Histórica

Fundada em 1531, Cananéia foi muito disputada por aventureiros e piratas espanhóis, portugueses e franceses, que passavam por ali a procura das riquezas do novo mundo. Naquela época, os ataques dos piratas e dos índios eram muito comuns. Sua localização era estratégica e foi escolhida pelos navegadores com ponto para reabastecimento de água e alimentos, além de reparos em suas embarcações e equipamentos.

Para se defender, os habitantes construíram a igreja de São João Batista, na atual Praça Martim Afonso de Sousa. Uma fortaleza do século XVI, sem janelas e com enormes e fortes portões, tinha espaço suficiente para que os nativos pudessem colocar, através de suas fendas, mosquetes para atirar nos invasores.

Seu desenvolvimento econômico iniciou-se na Villa de São João Baptista de Cananéa, a primeira cidade. Foi dela que partiu a primeira expedição de bandeirantes em busca das abundantes pedras preciosas do Vale do Ribeira, onde está Cananéia. Há ainda o conjunto arquitetônico da cidade. Igreja, casarões restaurados e ruínas conservadas, todas edificadas em estilo colonial e construídas no século XVII.

Ilhas

A Ilha do Cardoso integra o Parque Estadual Ilha do Cardoso, criado no ano de 1962, abrange uma área de 15.100 ha.,onde são encontrados todos os tipos de vegetação da Mata Atlântica costeira, que proporcionam uma variedade extraordinária de ambientes e uma alta diversidade biológica. As praias, os costões rochosos e as dunas podem ser vistos na face da ilha que recebe as águas do oceano, onde se encontram as praias do Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Fole Pequeno, Foles, Lage e Marujá.

Já a Ilha do Bom Abrigo localiza-se entre a barra do mar de Cananéia, com uma extensão territorial médio, seu ponto mais alto chega aproximadamente a 142 metros de altura. Rodeada por costão rochoso, é naturalmente protegida pelas fortes tempestades que ocorrem em determinada época do ano. Um lugar paradisíaco, com bela paisagem vista através do Farol do Bom Abrigo, uma pequena enseada de praia para banho de mar e atracagem para embarcações com turistas. Em seu habitat, espécies de aves migram de vários lugares para se abrigar na ilha.

Como Chegar

Para chegar pegue a Rodovia Régis Bittencourt, BR-116. Ao passar Registro, saia na entrada para Pariquera-Açu para pegar a estrada que leva a balsa ou a ponte, chegando a Cananéia.

Antes de pegar a estrada, confira como está o trânsito, acessendo os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.