Conheça Beatriz, ex-aluna e hoje professora da rede estadual de ensino

Bióloga de formação, a professora, que está cursando mestrado na USP, não esconde o brilho nos olhos quando fala de sua trajetória profissional

sex, 06/09/2013 - 14h02 | Do Portal do Governo



Aos 27 anos, Beatriz Felice Ponzio é professora da Escola Estadual Professor Antônio José Leite, na zona norte da capital. Ainda hoje, quando entra na sala de aula para lecionar, ela relembra da sua professora da 4ª série do ensino fundamental, que despertou nela a paixão pela biologia. “Tive um exemplo durante o ensino fundamental que me fez olhar a biologia, a ciência, com outros olhos, que foi a professora Madalena”, conta.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Bióloga de formação, a professora, que está cursando mestrado na USP, não esconde o brilho nos olhos quando fala de sua trajetória profissional. “Estudei a minha vida inteira em colégio público, comecei em colégio da prefeitura, fiz [escola do] Estado, graduação e hoje estou na pós-graduação”.

Para ela, voltar a uma escola estadual como professora é uma experiência enriquecedora. “Aqui na escola tem duas professoras que foram minhas professoras. Foi gostoso escutar delas ‘nossa, você merece, porque quando você estava do outro lado, você se dedicava'”.

Beatriz descreve a satisfação em poder dividir a própria experiência com os alunos e reforça a filosofia de que não há sucesso sem dedicação “Você só vai ser bem-sucedido se você estudar. Eu tento mostrar para eles que eles têm oportunidades iguais ou melhores às que eu tive e que eles podem ter muito mais”.

Quando questionada sobre o que há de melhor em lecionar, ela não hesita. “O reconhecimento é sensacional. É muito gostoso quando você está terminando a aula e o aluno fala ‘pro, que aula! Aprendi muito!'”.

Do Portal do Governo do Estado