Conheça as regras de visitação da Pinacoteca do Estado

Normas como não tocar nas obras, falar baixo e fotografar sem flash ajudam a manter a ordem e a proteger o acervo

qua, 13/06/2012 - 15h15 | Do Portal do Governo

Todo visitante que chega aos museus da Pinacoteca do Estado se depara com uma lista de “proibições” relativas à sua permanência durante a visita. Para esclarecer que tais normas não são aleatórias, a Pinacoteca preparou um material para orientar os visitantes e fazê-los compreender a importância das regras. Confira:

Tocar nas obras
As mãos, mesmo depois de lavadas, contêm  gordura e outras substâncias capazes de danificar os objetos. Por isso, não é permitido tocar nas obras expostas no museu.

Distância das obras
A distância solicitada é para evitar que, mesmo sem querer, o visitante esbarre ou mesmo danifique alguma obra.

Galeria tátil 
Tocar as obras da Galeria Tátil só é permitido para os portadores de limitações sensoriais, físicas e mentais. Se todos os visitantes tocarem as obras, com o tempo, elas vão sendo danificadas. 

Andar em vez de correr 
Ao correr, muitas vezes se perde o equilíbrio e aumenta o risco de acidentes a nós mesmos, aos outros visitantes, ou às obras do museu.  

Conversar, não gritar
Por mais prazeroso que seja conversar e trocar ideias durante a visita ao museu, é importante que tudo isso aconteça em voz baixa, para não atrapalhar as outras pessoas. 

Mochilas 
Visitar o museu portando grandes volumes é um risco às obras e outros visitantes.

Anotações nas salas expositivas
Para fazer pesquisas mais profundas sobre as obras a sugestão é consultar a biblioteca do  museu. Lá também podem ser encontrados textos de parede das exposições, catálogos das mostras e outros materiais de consulta. 

Fotografar com flash
A grande concentração de luz do flash pode deteriorar as obras, fazendo-as envelhecer rapidamente. Sem uso de flash, é permitido fotografar determinadas exposições. 

Comida e bebida
Quaisquer substâncias estranhas ao universo do museu podem afetar a preservação das obras. Por isso não se pode fumar, comer, beber ou mesmo mascar chiclete no espaço do museu.

Do Portal do Governo do Estado