Conheça as raízes caipiras de Pratânia, berço da dupla Tonico e Tinoco

Cheia de curiosidades interioranas, cidade se destaca ainda pela produção de artigos em couro

qui, 26/07/2012 - 17h37 | Do Portal do Governo

Pratânia é uma pequena cidade no Oeste Paulista famosa pelos artigos em couro. Distante 268 Km de São Paulo, o município guarda as raízes caipiras e é o berço da dupla Tonico e Tinoco.

Quem for visitar a região vai encontrar traços simples que remetem à cultura interiorana. Um exemplo é a Cabana do Tropeiro, construção rústica que recorda o povo que fez a história da cidade trazendo do rio Grande as tropas de burros e de Mato Grosso as boiadas para a antiga Prata e a região da Cuesta.

Conhecida como capital do couro, Pratânia possui lojas que atraem turistas de várias partes em busca de artigos como bolsas, calçados e roupas. Uma curiosidade é que a sapataria mais antiga, Prata Couro, fundada por Angelin Paschoalinotte, data de 1934. E dentro do Espaço Cultural Taquara-Póca, idealizado pelo escritor da cidade Francisco Marins, foi criada a Casa do Couro em homenagem ao pioneiro do setor calçadista.

Outro fator que torna Pratânia famosa é por ser a cidade natal dos músicos Tonico e Tinoco. A dupla, que é sinônimo de música caipira, ganhou até um museu. O acervo traz toda a discografia além de objetos e informações sobre a trajetória dos artistas.

Tamanha é a influência da dupla, que até mesmo a casa onde nasceu Tinoco, no dia 19 de novembro de 1920, foi trazida do bairro Guarantã e montada ao lado da Casa de Cultura de Pratânia. Outro dado interessante é que foi em São Manoel, no dia 15 de agosto de 1935, que os irmãos fizeram a sua primeira apresentação profissional.

Do Portal do Governo do Estado