Conheça as curiosidades do Arquivo Público

Do inventário de um sapateiro feito há mais de 400 anos a exposições virtuais, instituição oferece um amplo conhecimento à sociedade

qua, 04/04/2012 - 10h40 | Do Portal do Governo

Um acervo de aproximadamente 10 mil metros lineares de documentação permanente, disponível ao público, e outros 16 mil metros de documentação administrativa: essa é apenas uma das formas de descrever o Arquivo Público do Estado de São Paulo, que reúne preciosidades de mais de 400 anos de história em seus corredores.

São inventários, relatórios imperiais, fotografias, ilustrações, caricaturas, mapas, jornais e revistas. O documento mais antigo, de 1578, é o inventário de um sapateiro chamado Damião Simões. “Outro destaque é o conjunto de imagens de fotojornalismo do jornal Última Hora”, cita Carlos Bacellar, coordenador do Arquivo Público, referindo-se à publicação que circulou entre os anos de 1951 e 1971 e representou um marco na história do jornalismo brasileiro.

No portal do Arquivo é possível fazer consultas online, conferir exposições virtuais e até ver filmes que fazem parte de uma série de quatro mil películas da antiga Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Produzidos nas décadas de 60 e 70 pelo Serviço de Cinematografia do Palácio dos Bandeirantes e filmados originalmente em 16 mm, esses filmes estão sendo telecinados pela Cinemateca Brasileira, que firmou um termo de cooperação técnica com o Arquivo Público do Estado de São Paulo. Para conferir, clique aqui.

Ação Educativa

Bacellar destaca ainda o Núcleo de Ação Educativa, que tem a missão de difundir os serviços e o acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, devolvendo o conhecimento ali produzido à sociedade. Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe da Ação Educativa estão a organização de oficinas técnicas e pedagógicas, cursos e seminários.

Clique aqui e conheça sites indicados pelo Arquivo Público sobre conservação e preservação do patrimômio histórico.

Do Portal do Governo de São Paulo