Conheça as características das quatro obras do Rodoanel, trecho por trecho

Saiba quais as características de cada trecho do Rodoanel, e os benefícios que cada um traz para a população de SP

sex, 31/05/2013 - 19h03 | Do Portal do Governo

Trecho Norte
O trecho norte do Rodoanel terá, ao todo, 44 km de extensão. A obra é considerada uma das construções mais aguardadas do país, pela relevância que terá para o transporte de cargas de alto valor agregado. O trecho passará pelas cidades de São Paulo, Arujá e Guarulhos e terá ainda uma ligação exclusiva de 3,6 quilômetros com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

As obras tiveram início em março de 2013 e devem estar finalizadas até março de 2016. No trecho Oeste, a via fará confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), enquanto no trecho leste, a intersecção será feita com a rodovia Presidente Dutra (BR-116).

A rodovia terá quatro faixas de rolagem por sentido entre o Rodoanel Oeste e a rodovia Fernão Dias (BR-381) e três faixas de rolagem de 3,6 m de largura em cada pista, no trecho entre a Fernão Dias (BR-381) e a via Dutra (BR-116). A via terá velocidade de 100 km/h e o traçado contará com sete túneis e 111 obras de arte especiais (pontes e viadutos).

Trecho Sul
As obras do trecho Sul do Rodoanel tiveram início em maio de 2007 e foram concluídas 35 meses depois. São, ao todo, 61,4 quilômetros de extensão, sendo 57 km no eixo do Rodoanel e 4,4 km de interligação de acesso ao município de Mauá, construídos como contrapartida ambiental.

O trecho Sul interliga as rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160) – além da Região do ABC – às rodovias Bandeirantes (SP-348), Anhanguera (SP-330), Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270) e Régis Bittencourt (BR-116), que já estavam interligadas pelo trecho Oeste desde outubro de 2002. O trecho Sul passa pelos municípios do Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá.

A rodovia tem três faixas em cada sentido da Régis até Imigrantes e quatro da rodovia Imigrantes (SP-160) até a Anchieta (SP-150), cada uma com 3,60 metros de largura. São 134 viadutos, pontes e acessos. As duas pontes sobre a represa Billings – uma de 685 metros e outra de 1.755 metros – representam mais de 8% da obra. Cerca de 16,5 mil caminhões e 55,5 mil veículos de passeio passam, por dia, no trecho Sul do Rodoanel.

Trecho Leste
Com 43,5 quilômetros de extensão, o trecho Leste do Rodoanel tem início na interligação com o trecho Sul na saída da Avenida Papa João XXIII, em Mauá, e termina na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá, interligando as rodovias João Afonso de Souza Castellano (SP-66), Ayrton Senna (SP-70) e Presidente Dutra (BR-116).

Somente a parte Leste do Rodoanel cortará os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mauá, Poá, Ribeirão Pires e Suzano. Em conexão com o trecho Sul e o Sistema Anchieta-Imigrantes também viabilizará uma ligação mais rápida e eficiente com o Porto de Santos e o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Além disso, a via será uma alternativa para desafogar o tráfego no Corredor Jacú-Pêssego, que liga a zona leste da capital à região do ABC. A estimativa é que a redução no tempo de viagem pelas novas pistas seja de cerca de uma hora no horário de pico.

Trecho Oeste
Inaugurado em outubro de 2002, o trecho Oeste do Rodoanel possui 32 km de extensão, com início na Av. Raimundo Pereira de Magalhães (SP-332, estrada velha de Campinas) no município de São Paulo e término na rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no município de Embu.

O trecho interliga as rodovias Bandeirantes (SP-348), Anhanguera (SP-330), Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270) e Régis Bittencourt (BR-116) e beneficia as cidades de Embu, Cotia, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Santana do Parnaíba, além dos municípios a oeste da Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), cerca de 71 mil veículos circulam pelo trecho todos os dias.

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