Conheça as 16 start-ups finalistas do Projeto PitchGov.SP 2.0

Projetos serão apresentados no dia 9 de novembro; soluções das empresas selecionadas serão testadas em situações reais

qui, 26/10/2017 - 18h48 | Do Portal do Governo
16 start-ups brasileiras foram escolhidas finalistas da segunda edição do PitchGov SP

O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (26) as 16 startu-ps brasileiras finalistas da segunda edição do Pitch Gov.SP, programa de inovação que conecta governo e empresas com objetivo de melhorar os serviços públicos. Os selecionados foram escolhidos entre mais de 250 inscritos.

Os trabalhos que seguem na disputa responderam a desafios nas áreas seguintes áreas: Educação; Estatística e Análise de Dados; Finanças Públicas; Habitação; Transparência e Controle Interno; Saneamento e Energia; Saúde e Transporte.

As finalistas vão apresentar suas propostas no dia 9 de novembro, em evento aberto no Palácio dos Bandeirantes. Líderes do governo, investidores, aceleradoras e outros atores importantes no ecossistema de empreendedorismo estarão presentes para conhecer as soluções selecionadas. Este é o evento que dá nome ao programa: em um pitch, cada empreendedor faz uma apresentação rápida sobre sua solução, de forma clara e concisa.

As start-ups aprovadas no pitch vão assinar convênios com o Governo do Estado para que suas soluções sejam testadas junto aos órgãos e entidades envolvidas. A vantagem para a start-up é contar com a estrutura governamental para afinar suas ferramentas em situações reais, que causam impacto direto no público. Além disso, uma banca irá eleger as três melhores start-ups, que serão convidadas pelo Sebrae-SP para participar da SXSW, conferência mundial de tecnologia, inovação e cultura.

O anúncio aconteceu durante a CASE, maior conferência de empreendedorismo e start-ups da América Latina, organizada pela Associação Brasileira de Start-ups, parceira do Governo do Estado de São Paulo na realização do PitchGov.SP.

Saiba quais os projetos finalistas:

Estante mágica
Solução para Educação para estimular a leitura e o engajamento às atividades pedagógicas.https://estantemagica.com.br/index.php

Matific
Solução para Educação comum repositório de jogos interativos, planilhas e conjuntos de problemas para apoiar o ensino e aprendizagem de matemática dos anos iniciais. https://www.matific.com/bra/pt-br

MGov
Solução para Educação: uso de SMS para engajar família no aprendizado de crianças. http://www.mgovbrasil.com.br/

Mira educação
Solução para Educação com uma plataforma com recursos para pais, alunos, responsáveis e gestores escolares.http://www.miraeducacao.com.br/

Next Code
Solução para Estatística e Análise de Dados, utilizam computervision e machinelearning para analisar documentos otimizando processos burocráticos. http://www.nxcd.com.br/

Dom Rock
Solução para Estatística e Análise de Dados, um ambiente unificado de captura, consolidação e análise de dados de forma simples, rápida e assertiva. http://www.domrock.com.br/

Pris
Solução para Finanças Públicas que extrai informações para simplificar o processo de fiscalização permitindo o mapeamento de inconformidades. https://www.pris.com.br/

Kitado
Solução para Finanças Públicas uma plataforma digital que faz a integração entre os contribuintes e a entidade pública detentora dos ativos referentes a impostos.https://www.kitado.com.br/

SmartSindico
Solução para Habitação,aplicativo que auxilia o síndico a realizar todas as tarefas administrativas do condomínio.http://builder.webymaker.com/free/gbmribeiro/aplicativo-do-condominio

Colab
Solução para Saneamento e Energia, uma rede social que tem como objetivo conectar cidadãos, governo e agência reguladora de maneira transparente.https://www.colab.re/

Portal Telemedicina
Solução para Saúde, central médica online que possibilita a interoperabilidade e colaboração entre profissionais da saúde e pacientes. http://portaltelemedicina.com.br/

Cloudia
Solução para Saúde, um atendente virtual que automatiza os processos de comunicação entre pacientes e estabelecimentos de saúde.https://www.cloudia.com.br/

LegalBot
Solução para Transparência e controle interno, ferramenta de busca e análise de situações de risco, cruzando bases de dados internas e externas. http://legalbot.com.br/

Saútil
Solução para Transparência e controle interno, plataforma de acesso a informações georreferenciadas sobre serviços públicos, facilitando o acesso. http://www.sautil.com.br/

CittaMobi
Solução para Transporte, plataforma que dá informações de itinerário e localização em tempo real dos ônibus, além de permitir contato com os órgãos regulatórios. https://www.cittamobi.com.br/

AISA 9
Solução para Transporte, aplicativo que tua de forma preventiva realizando estímulo para conduta mais segura. https://www.aisa9.com.br/

Primeira Edição

Em sua primeira edição, em 2015, o governo assinou convênio com 10 start-ups que testaram soluções nas áreas de Saúde, Educação e Facilidades ao Cidadão.

Uma das parcerias com o governo foi com a GetNinjas, maior plataforma brasileira de serviços on-line, que tem ajudado alunos formados nos cursos de moda, beleza e construção civil, do Fundo Social de Solidariedade, por meio do programa Escola de Qualificação Profissional, a ingressar no mercado de trabalho.

A start-up desenvolveu uma plataforma de contratação on-line que permite aos alunos divulgarem seus serviços. Com mais de 120 mil profissionais cadastrados, o candidato escolhido recebe uma notificação por mensagens de texto (SMS) e e-mail, com descrição do serviço e o contato do cliente.

Já a parceria com a Nama, start-up especializada em inteligência artificial, implantou um robô para otimizar os agendamentos do Poupatempo de todo o Estado. Chamado de Poupinha, a tecnologia simplificou os primeiros atendimentos ao cidadão, permitindo realizar agendamentos para as unidades e tirar dúvidas on-line.

Em oito meses em operação, o Poupinha trocou mais de 36 milhões de mensagens. O robozinho virtual tem ajudado acabar com as filas e permitindo aproveitar melhor a capacidade dos postos, evitando aglomerações nos horários de pico ou ociosidade de pessoal em outros horários.

Atendendo uma média de 13 mil cidadãos por dia, o Poupinha já concluiu com sucesso mais de 1,2 milhão de agendamentos e está disponível para ajudar os usuários do Poupatempo no portal poupatempo.sp.gov.br, ou pelo Messenger, no Facebook. Pela naturalidade do serviço, mais de 146 mil pessoas terminaram seus chats com mensagens como “obrigado”, “Deus abençoe”.

Outra solução testada com grandes resultados a partir do programa veio da parceria entre Centro Paula Souza e ClassApp. O aplicativo facilita e integra a comunicação entre escola, pais e alunos, garantindo maior agilidade e engajamento. Os testes foram realizados em nove Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, com 11.800 usuários frequentes e 700 mil conversas, além de respostas positivas de pais, alunos, diretores e professores.