Conheça algumas das realizações da Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social em 2009

Pasta criou índice de qualidade de vida da população idosa

qua, 23/12/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou em 2009 diversas ações para promover a inclusão social. A Virada Social em Paraisópolis, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, foi um grande exemplo de como oferecer ás população carentes mais segurança e qualidade de vida.

Entre as ações realizadas estão a instalação do Poupatempo Móvel para atendimento à comunidade, ações educativas com as crianças por meio de teatro de bonecos, exposição de maquete e DVDs e realização de palestras sobre endividamento, violência doméstica, acesso à Justiça e o papel do Ministério Público.

Com a presença do governador José Serra, foi realizada a Jornada da Saúde, que ofereceu vacinação, exames de pressão arterial, confecção de cartões do SUS, palestras educativas e distribuição de preservativos. A ampliação dos programas de transferência de renda como o Ação Jovem e o Renda Cidadã, a implantação de um parque público e a instalação do Centro de Cidadania (CIC).

Saiba mais sobre a Virada Social: 
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=103002&c=6 
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=204044&c=6 
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205163&c=6

Índice Futuridade

O Estado de São Paulo possui hoje 4,3 milhões de idosos, segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Para melhorar cada vez mais a qualidade de vida deste público, o governo realiza diversos programas e serviços especiais aos idosos. Para medir esta assistência prestada à pessoa idosa em termos de serviços, programas e iniciativas, inclusive das gestões municipais, o Estado criou o Índice Futuridade.

Construído pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) em parceria com a Fundação Seade, o índice foi validado pelo Fundo de População das Nações Unidas no Brasil (UNFPA/ONU), agência de cooperação internacional que promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades. O índice foi baseado no conceito de envelhecimento ativo da Organização Mundial de Saúde (OMS). O desenvolvimento da ferramenta teve colaboração de um grupo formado por especialistas nas mais diversas áreas de atenção ao idoso.

O Futuridade teve ainda a cooperação e parceria de representantes de Secretarias Estaduais, OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público/SP, Conselho Estadual do Idoso, instituições que prestam serviços para a população idosa, idosos, pesquisadores, entidades técnico-científicas e universidades que estudam e investigam o processo do envelhecimento humano.

O instrumento servirá também de base para outras ações do Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade, como o incentivo aos municípios para a criação de uma rede de proteção ao idoso, a inclusão do tema envelhecimento no currículo das escolas estaduais e a ampliação de projetos de inclusão digital.

Saiba mais sobre o Futuridade:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=202285&c=6

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo