Conheça algumas das ações da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo em 2009

Expresso Turístico oferece novas opções turismo no Estado e Jogos Abertos do Interior tem participação maior que Olimpíadas

dom, 27/12/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo fechou o ano de 2009 com a consolidação de ações voltadas ao esporte, como os Jogos Abertos do Interior, que contou com a participação de 13 mil competidores, e a Virada Esportiva do Interior, que percorreu 12 municípios.

Além das atividades esportivas, o turismo paulista terminou o ano com o lançamento do Banco de Imagens Turísticas e a inauguração do Expresso Turístico.

Virada Esportiva do Interior

Ao longo do ano, o programa Virada Esportiva do Interior percorreu 12 municípios do interior de São Paulo, oferecendo à população 24 horas de esportes e lazer. As atividades começam sempre no sábado, às 12 horas e terminam no domingo, no mesmo horário.

Cerca de 35 modalidades esportivas fazem parte do currículo permanente da Virada, entre elas estão atividades recreativas para crianças, dança, ginástica, jogos e apresentações de esportes radicais. São realizados ainda os Desafios da Virada, campeonatos de diversas modalidades, como futebol, vôlei, basquete e handebol. Cada etapa premia os melhores de cada modalidade, em diferentes faixas etárias.

Saiba mais sobre a Virada Esportiva do Interior:
http://www.viradaesportivadointerior.com.br/

Jogos Abertos do Interior

Em outubro, o município de São Caetano do Sul, na região da Grande São Paulo, recebeu cerca de 13 mil competidores de todo o Estado para a 73º Jogos Abertos do Interior. O evento contou com a participação do governador José Serra, que prestigiou a abertura dos Jogos.

Ao todo, participaram dos Jogos Abertos do Interior 213 cidades, disputando 2,2 mil competições em 24 modalidades. Trata-se da maior competição entre municípios do mundo, além disso o número de participantes dos Jogos de 2009 superou as Olimpíadas de Pequim, realizada em 2008, na qual mais de 11 mil atletas participaram.

A 73º edição dos Jogos Abertos do Interior consagrou o município de São Caetano do Sul, cidade-sede da competição, como campeão. São José dos Campos e Piracicaba terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Em 2010, a cidade-sede da 74º edição dos Jogos Abertos do Interior será Piracicaba.

Saiba mais sobre os Jogos Abertos do Interior
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205226&c=6

Expresso Turístico

Em abril, o Estado de São Paulo ganhou o Expresso Turístico Luz – Jundiaí. O serviço une lazer e cultura e história, resgatando as viagens de longo percurso de trem. O passeio acontece aos sábados, partindo da Estação Luz da CPTM e os passageiros podem optar por três tipos de roteiro: cultural, ecológico ou circuito das flores.

O trem do Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, que conduz dois carros de passageiros. Os carros, fabricados nos anos 60, foram totalmente restaurados. A viagem até Jundiaí segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway Co. Foi a primeira ferrovia do Estado e ligava Santos a Jundiaí. Em maio, o Expresso Turístico inaugurou a rota até Mogi das Cruzes.

Saiba mais sobre o Expresso Turístico:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=200554&c=6

Banco de Imagens Turísticas

No mês de outubro, a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, em parceria com a Embratur e a Federação de Convention & Visitors Bureaux (FC&VB), lançou o Banco de Imagens do Estado de São Paulo. A secretaria investiu R$ 740 mil no Banco de Imagens Turísticas para ajudar na promoção turística paulista.

O serviço é gratuito e o acervo de duas mil imagens exclusivas e em alta resolução dos principais destinos e atrativos do turismo em São Paulo está à disposição da imprensa, empresa públicas, privadas e de interessados em textos e fotos.

O Banco de Imagens pode ser encontrado no site da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (www.selt.sp.gov.br), da FC&VB-SP (www.fcvb-sp.org.br), e da São Paulo Brasil Tour (www.saopaulobrasiltour.com.br).

Saiba mais sobre o Banco de Imagens Turísticas:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205300&c=6

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo