Conheça algumas ações da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania em 2009

Atitudes de inserção social na Fundação CASA e no reconhecimento de quilombos; além disso pasta ajudou no cumprimento da Lei Antifumo

seg, 28/12/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Além de promover cursos profissionalizantes para reinserir no mercado de trabalho egressos da Fundação CASA, a entidade ainda realizou várias ações a fim de melhorar a sociabilidade, a auto-estima e estimular os jovens reeducandos. Atividades esportivas, redução de 29% para 14% no índice de reincidência e desenvolvimento de diversas atividades esportivas e culturais.

Em parceria com o Centro Paula Souza, a Fundação CASA formou jovens em cursos de auxiliar administrativo, arquivador, garçom, panificação, lancheteria, pizzaiolo, chapeiro, office boy, pequenos reparos em construção civil, alimentação, informática, manuseio de horta, elétrica residencial, pintura de faixas e cartazes, restauro de edifícios históricos, recepção de pessoas no idioma inglês e velas decorativas, entre outros.

Dentre as ações de lazer, torneio de futsal, teatro, teste em escola de futebol e visita de grupo musical à Fundação. Neste ano, aconteceram ainda a III Kizomba e a III Mostra Cultural da Fundação CASA, eventos ligados à diversidade racial, com apresentação de dança afro, rap, hip hop e exposições.

E integrando esporte e cultura, mais uma edição – a quarta – da Olimpíada Esportiva e Cultural levou cerca de 2 mil jovens a participar da competição no parque do Ibirapuera. Ainda no esporte, as unidades de região oeste do Estado se divertiram no I Torneio da Integração de Futsal.

Ao todo, existem espalhadas hoje pelo Estado 44 unidades de internação da Fundação CASA, sendo que 42 tem capacidade para abrigar no máximo 56 adolescentes em cada.

Saiba mais sobre a Fundação Casa:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205749&c=6
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206107&c=6 
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205734&c=6

25 quilombos em São Paulo

Com o reconhecimento do bairro do Reginaldo, no Vale do Ribeira, o número de quilombos atendidos pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) subiu para 25.

A fundação também recebeu novas viaturas para o acompanhamento do trabalho nas comunidades e realizou mais uma edição da Feira Quilombos de São Paulo, onde foram expostos e vendidos artesanatos e alimentos típicos e apresentadas manifestações populares.

Saiba mais sobre os 25 quilomnos em São Paulo:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206190&c=6
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206138&c=6

Blitze da Lei Antifumo

Só nos três primeiros meses de vigência da Lei Antifumo foram realizadas 110.197 ações de fiscalização em todo o Estado, que resultaram em 405 multas, o que demonstra que 99,6% dos estabelecimentos cumprem a legislação. Para cumprimento da lei, os agentes de fiscalização realizam mais de 1.200 visitas de fiscalização diariamente.

Saiba mais sobre a Lei Antifumo:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205875&c=6

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo