Conheça algumas ações da Secretaria da Habitação em 2009

Pasta entregou diversas moradias e inaugurou casa-modelo

seg, 28/12/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

No ano de 2009, a Secretaria de Habitação marcou presença em áreas de riscos, comunidades e, até mesmo, revitalizando antigos bairros tradicionais, com a entrega de casas da CDHU.

Entrega de CDHU

Uma das últimas ações foi a entrega de 420 moradias em São Bernardo do Campo, Região Metropolitana de São Paulo. Do total de imóveis, 300 foram destinados a famílias que vivem na favela Vila Ferreira e cem a famílias envolvidas com obras do Trecho Sul do Rodoanel. Outras 20 moradias foram para famílias em área de risco no Km 40 da Via Anchieta, integrantes do Programa de Recuperação da Serra do Mar.

Houve também a entrega de quase 240 apartamentos na Mooca, zona leste da capital, onde funcionava o antigo Cine Imperial. A ação faz parte do Programa Atuação em Cortiços, que atende famílias de baixa renda que residem em cortiços e tem como objetivo revitalizar áreas centrais das cidades de São Paulo e Santos.

Moradores da favela de Paraisópolis também começaram a receber as chaves da casa própria. O governo do Estado e a prefeitura de São Paulo estão intervindo na requalificação urbana e socioambiental, regularização urbanística e fundiária da comunidade. Em Paraisópolis, a CDHU está providenciando novas moradias para 1.618 famílias em 10 conjuntos habitacionais, sendo que três deles já estão em construção com previsão de entrega para o ano que vem.

Saiba mais sobre as moradias entregues pela CDHU em 2009:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206386&c=6
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=204815&c=6

Novo padrão da CDHU

Neste ano, instalou-se também um novo padrão para construção de moradias da CDHU para melhorar a qualidade das habitações oferecendo mais conforto, funcionalidade, segurança e espaço. O principal item desse novo padrão é a inclusão de um terceiro dormitório.

O novo modelo ainda inclui benfeitorias como: aquecimento solar; revestimento de pisos em todas as dependências; azulejos na cozinha e no banheiro; pé-direito ampliado de 2,40 m para 2,60 m; laje nas casas; cobertura para a área de serviço; medição individualizada de água em apartamentos; acessibilidade para idosos e cadeirantes; pavimentação com piso drenante; paisagismo e arborização.

Saiba mais sobre o novo padrão da CDHU:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205446&c=6

Vila Dignidade

A Secretaria lançou também o Vila Dignidade para construir conjuntos residenciais especialmente projetados para pessoas idosas de baixa renda, sem vínculos familiares e aptas para as tarefas diárias.

As vilas terão até 24 casas, projetadas com base no Desenho Universal. Cada uma terá 39 m² de área útil, com sala conjugada à cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e área externa para jardim ou horta. Também serão introduzidos itens de segurança e acessibilidade.

Saiba mais sobre a Vila Dignidade:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205463&c=6

Cidade Legal

A pasta promoveu uma série de seminários de Capacitação Técnica para mais de 300 cidades que participam do Programa Cidade Legal. O objetivo dos seminários foi orientar as prefeituras para a utilização do programa, que oferece apoio técnico para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizadas em área urbana ou de expansão urbana.

Até o ano que vem, a Habitação fará a regularização fundiária de 150 mil imóveis construídos antes de 2007. Até agora, foram legalizadas 30 mil unidades habitacionais e outras 83 mil, com documentação adiantada, serão regularizadas até o final deste ano.

Saiba mais sobre o programa Cidade Legal:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=103288&c=6

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo