Conheça a Vila de Paranapiacaba, patrimônio arquitetônico do Brasil

Opções de passeios culturais e contato com a natureza não faltam na Estância Turística localizada na região metropolitana de São Paulo

qua, 07/08/2013 - 17h01 | Do Portal do Governo

Uma charmosa vila, patrimônio arquitetônico do Brasil, localizada na região metropolitana de São Paulo, Paranapiacaba pertence ao município de Santo André e está no limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar. A Vila, nomeada pelos índios tupis tem no seu nome o significado “de onde se vê o mar” e foi criada da ocupação inglesa na Serra do Mar para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, no final do Século XIX.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O local é boa opção para os amantes da natureza e também de história. O distrito encanta por suas casas de madeira hierarquicamente divididas pelas ruas planejadas da Vila Martin Smith, na Parte Baixa, pelo colorido das casas do morro da Parte Alta, pelo movimento dos trens e por sua típica neblina.

A área que contorna a Vila de Paranapiacaba foi transformada na unidade de conservação Parque Natural Municipal Nascente de Paranapiacaba. Conhecido pelas belas trilhas do Olho D’Água, o tanque do Gustavo, a Pontinha, a Água Fria e a Comunidade podem ser visitados com acompanhamento de monitor ambiental. São 4 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica preservada e as várias nascentes que contribuem para o abastecimento da Represa Billings, localizados no entorno da Vila de Paranapiacaba. Para quem quer diversão e adrenalina, um ótimo ponto para a praticar rapel e arvorismo é a Cachoeira da Fumaça que possui uma queda d’água com cerca de 130 metros de altura.

Já os que desejam apreender um pouco mais sobre a história ferroviária da Vila e os primeiros habitantes do local podem visitar o Museu Funicular do Trem. Lá estão os galpões que abrigaram o maior sistema funicular do mundo, ainda em seu lugar original. As peças em exposição mostram como era feito o trabalho das maquinarias, como a roda de inércia movida a vapor, os cabos de aço e um veículo serra-breque.

Expresso Turístico Paranapiacaba

Um dos passeios mais procurados na Vila é o Expresso Turístico. O trajeto é realizado aos domingos, exceto nos segundos domingos do mês. A viagem é feita a bordo de uma composição, formada por dois carros fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva da mesma época, totalmente reformada. O percurso de tem 48 Km de extensão e demora aproximadamente 90 minutos, proporcionando ao turista uma viagem no tempo.

Além disso, é possível encontrar em operação a segunda locomotiva mais antiga do Brasil e hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

Paranapiacaba, além de ter sido incluída entre os 100 monumentos mais importantes do mundo pelo World Monuments Fund, uma organização não- governamental que atua na área de preservação do patrimônio histórico, e integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela Unesco como de relevante valor para humanidade.

 

Do Portal do Governo do Estado