Conheça a Pinacoteca, museu mais antigo de SP

Local tem atrações especiais no sábado, 23, para comemorar a Semana Nacional dos Museus; novas exposições, discotecagem e painéis de graffiti estão na programação

sáb, 23/05/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Na Semana Nacional dos Museus, vale prestigiar o museu mais antigo da cidade de São Paulo, a Pinacoteca do Estado, inaugurado em dezembro de 1905. Nos seus primeiros anos, o museu da Praça da Luz ocupou uma única sala no terceiro piso. A partir de 1967, foram iniciadas reformas do prédio que ampliaram as atividades do museu. Desde então, a significativa coleção de arte brasileira do século XIX também passou a ser complementada, pouco a pouco, por obras representativas de períodos posteriores.

Um acervo de mais de 8 mil obras, mais de um milhão de visitantes somente nos três últimos anos, dois prédios com mais de 20 mil m2 de instalações são alguns dos números que comprovam a importância do espaço.

Entre os destaques da programação para este final de semana estão a exposição Um acervo em Preto e Branco e Vazão da Margem, a exibição de documentários realizados por Jean Manzon, lançamento do catálogo da mostra Monumetria e a reapresentação do filme A Margem da Linha.

Hoje, 23, às 11h, o espaço abre a exposição “Um acervo em preto e branco: Fotografias (1947/1980)” com 80 imagens, preto e branco, de importantes nomes da fotografia. No mesmo horário, no Pátio do museu, acontece o lançamento do catálogo da mostra “Monumetria”, projeto do grupo Delenguaamano. O livro traz entrevista com o grupo, textos sobre a desmontagem do monumento e imagens das obras que compõem a mostra. No auditório, será exibido o documentário “A margem da linha”, que mostra um panorama da arte contemporânea brasileira, também às 11h.

Logo após, ao meio dia, serão apresentados 42 painéis na fachada da Pinacoteca realizados por integrantes do Coletivo Imargem. A instalação pretende dialogar a arquitetura do prédio com a dinâmica do graffiti.

No Parque da Luz, também às 12h, haverá discotecagem com a presença de DJs, MC´s, B Boys e Grafiteiros no Jardim da Luz. E encerrando as atividades do sábado, às 15h, documentários realizados por Jean Manzon: A Missão do Correio, O Bandeirante e A Grande missão da FAB serão apresentados no auditório da Pinacoteca.

Galeria tátil para deficientes visuais

Uma importante ação da Pinacoteca é a galeria tátil de 12 esculturas brasileiras para que deficientes visuais também possam aproveitar o espaço. Com esta iniciativa, eles podem conhecer a dimensão, forma e textura das obras. 

Todo o piso da galeria também é tátil, o que ajuda na orientação e direcionamento na exposição. Os textos e as etiquetas têm dupla leitura, letras ampliadas em tinta e em braile.

A seleção das obras foi feita por deficientes participantes de visitas orientadas nos últimos cinco anos. A escolha também levou em conta critérios de diversidade estética para facilitar a compreensão e apreciação artística. Todas pertencem ao acervo do museu e foram produzidas nos séculos 19 e 20.

Grupos agendados podem contar com visitas monitoradas e quem for por conta própria, pode solicitar no local o autoguia – catálogo de dupla leitura com imagens em relevo – e o CD de áudio que informa dados biográficos de cada obra.

Serviço

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 
Tel.: (11) 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 18h. Bilheteria até 17h30
R$ 4 inteira, aos sábados entrada franca