Conheça a cultura de diversos países na 14ª Festa do Imigrante

Evento será realizado no Memorial do Imigrante nos dois últimos domingos deste mês

sex, 26/06/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

Quer conhecer um pouco da cultura e culinária dos imigrantes? Então, vá ao Memorial do Imigrante. Neste domingo, 28, será realizada a 14ª Festa do Imigrante, que vai mostrar a cultura, arte e a gastronomia de diversos países.

Promovido pela Secretaria da Cultura, o evento também vai resgatar a história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes – prédio histórico onde a instituição está instalada – desde o final do século XIX.

Entre as atrações, estão apresentações de danças e músicas folclóricas dos grupos formados por imigrantes e descendentes de búlgaros, portugueses, lituanos, russos, japoneses, italianos, irlandeses, libaneses, indianos, chineses, espanhóis, africanos, ucranianos e outros.

A festa também contará com uma feira de artesanatos, repleta de produtos típicos e acessórios trazidos pelas comunidades.

A culinária típica poderá ser apreciada nas mais de 25 barracas montadas em vários espaços do Memorial. Entre as comidas típicas, o visitante poderá apreciar estrudel (doce ou salgado), o begli da Hungria; sambusa (pastel folhado de quatro queijos) e quiche de alho poró, de Israel; a Chopska (salada) e Bamitza (torta salgada), da Bulgária; Eissbein (joelho de porco servido com molho páprica) e cuca salgada de ricota e salame, da Alemanha; e também a Carapulcra (batata desidratada temperada com frango), prato muito apreciado no Peru.

Segundo a Diretora Executiva do Memorial do Imigrante, Ana Maria da Costa Leitão Vieira, a 14ª Festa do Imigrante possibilita ao visitante o contato direto com diferentes manifestações que compõem o universo cultural e gastronômico da cidade e do Estado de São Paulo. “Durante os dois dias de evento, a população também poderá verificar as exposições permanentes e itinerantes presentes no local”, diz.

Serviço

14º Festa do Imigrante
Data: domingo, 28, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4,00 (meia-entrada para estudantes e idosos)
Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca – próximo ao Metrô Bresser
Telefone: (11) 2692.1866
Mais informações no site: www.memorialdoimigrante.org.br