Conheça a cultura de diversos países na 14ª Festa do Imigrante

Evento é realizado no Memorial do Imigrante; festa se encerra no próximo domingo

dom, 21/06/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Atualizado em 22 de junho às 13h50

Se você quer conhecer um pouco da cultura e culinária dos imigrantes, visite o Memorial do Imigrante. No próximo domingo, 28, continua a 14ª Festa do Imigrante, que mostra a cultura, arte e a gastronomia de diversos países. O evento começou no domingo passado, 21, e é realizado apenas nos dois últimos finais de semana de junho.

Promovido pela Secretaria da Cultura, o evento resgata a história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes – prédio histórico onde a instituição está instalada – desde o final do século XIX.

Entre as atrações, estão apresentações de danças e músicas folclóricas dos grupos formados por imigrantes e descendentes de búlgaros, portugueses, lituanos, russos, japoneses, italianos, irlandeses, libaneses, indianos, chineses, espanhóis, africanos, ucranianos e outros. A festa conta ainda com uma feira de artesanatos, repleta de produtos típicos e acessórios trazidos pelas comunidades.

A culinária típica pode ser apreciada nas mais de 25 barracas montadas em vários espaços do Memorial. Entre as comidas típicas, o visitante aprecia diversos pratos como o estrudel (doce ou salgado), o begli da Hungria, sambusa (pastel folhado de quatro queijos), quiche de alho poró, de Israel, a Chopska (salada) e a Bamitza (torta salgada) da Bulgária, o Eissbein (joelho de porco servido com molho páprica) e cuca salgada de ricota e salame da Alemanha, e ainda a Carapulcra (batata desidratada temperada com frango) – prato muito apreciado no Peru.

Segundo a Diretora Executiva do Memorial do Imigrante, Ana Maria da Costa Leitão Vieira, a 14ª Festa do Imigrante permite ao visitante o contato direto com diferentes manifestações que compõem o universo cultural e gastronômico da cidade e do Estado de São Paulo. “Durante os dois dias de evento, a população também poderá verificar as exposições permanentes e itinerantes presentes no local”, afirma.

Serviço

14º Festa do Imigrante
Data: domingo, 28, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 (meia-entrada para estudantes e idosos)
Memorial do Imigrante
Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca – próximo ao Metrô Bresser
Telefone: (11) 2692-1866
Mais informações no site: www.memorialdoimigrante.org.br