Conheça 10 aplicativos do Governo SP para facilitar a vida do cidadão

Loja gratuita de aplicativos do Governo do Estado de SP alcançou mais de 7 milhões de downloads; ferramenta facilita vida do cidadão

qui, 27/04/2017 - 20h33 | Do Portal do Governo

Para acessar a diversos tipos de serviços públicos, o Governo do Estado mantém à disposição dos usuários de celular  e tablets o aplicativo SP Serviços, disponível nas lojas App Store e Google Play (plataformas Android e IOS).

O serviço é na realidade um loja que reúne outros aplicativos de órgãos públicos do Estado com acesso a agendamento de serviços do Poupatempo, Detran-SP, Metrô, CPTM, EMTU, entre outros. São dezenas de serviços disponíveis. Veja alguns exemplos do que é possível acessar pelo aplicativo.

Confira 10 aplicativos que vão facilitar a vida do cidadão:

1- Agendamento Poupatempo
permite agendar data e horário para ser atendido nas unidades, além de consultar prazos, taxas e documentos necessários. Quem agenda a emissão de documentos como o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recebe um link para saber o que é necessário fazer para obtê-los.

2- Detran-SP 
Pelo aplicativo é possível consultar multas, pontos na carteira e situação dos veículos, além do acesso a um simulado da prova para quem vai fazer o exame da primeira habilitação.

3- CPTM
É possível consultar mapas e informações em tempo real da situação dos trens metropolitanos de São Paulo.

4- Metrô
Guia prático com informações em tempo real das linhas do Metrô paulistano, como mapas, estações, rotas e muito mais.

5- EMTU
Informações em tempo real sobre o itinerário e a localização das linhas de ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo.

6- Parques SP
Um Guia Virtual de apoio ao visitante com informações sobre os Parques Paulistas no âmbito do Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica.

7- Denúncia Ambiente
Cidadão pode fazer denúncias ambientais, anônimas ou identificadas, relacionadas à fauna, vegetação, água, solo, ruído, ar e fogo, permitindo, inclusive, a anexação de fotos, vídeos e áudios. Quem optar por se identificar tem a garantia da manutenção do sigilo de seus dados pessoais e ainda pode acompanhar o andamento da denúncia em tempo real.

8- Nota Fiscal Paulista
O consumidor pode acompanhar o saldo dos seus créditos no Programa Nota Fiscal Paulistas, a solicitação de transferências para sua conta bancária e a doação de documento fiscal para sua entidade favorita.

9- Procon-SP
O aplicativo oferece a relação das empresas mais reclamadas no Procon.SP, perguntas e respostas sobre direitos do consumidor, o Código de Defesa do Consumidor e a lista “Evite esses sites”. Traz também os canais de atendimento do Procon.SP e vídeos educativos.

10- CDHU
Na ferramenta é possível pedir a segunda-via de boletos de financiamento imobiliário dos programas habitacionais do Governo do Estado.

Como Baixar
A oferta de aplicativos e informações de utilidade pública faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar o acesso à informação e prestação de serviços públicos, utilizando todas as formas de tecnologia a serviço da população. Para baixar o SP Serviços, basta buscá-lo nas lojas de apps apropriadas ao seu dispositivo (Google Play ou App Store).