Congresso Médico Universitário da FMUSP abre inscrições para trabalhos científicos

Estudantes de Medicina do todo o país já podem inscrever seus trabalhos

seg, 04/06/2007 - 13h42 | Do Portal do Governo

Estudantes de Medicina do todo o país já podem inscrever seus trabalhos científicos para concorrer aos prêmios do XXVI COMU –  científicos para concorrer aos prêmios do XXVI COMU – Congresso Médico Universitário, que será realizado entre os dias 15 e 26 de outubro, em São Paulo, organizado pelo Departamento Científico da Faculdade de Medicina da USP.

São ao todo três prêmios: “Oswaldo Cruz”, “Monografias” e “Painéis”, que abrangem as áreas básica, clínica, cirurgia, relato de casos, preventiva e monografias. As inscrições custam R$ 30 e terminam dia 27, e podem ser feitas no Departamento Científico da FMUSP (av. Dr. Arnaldo, 455, subsolo, Cerqueira César, São Paulo) ou pela internet (http://www.dcfmusp.com.br/comu). Todos os detalhes sobre o regulamento e inscrição dos trabalhos estão no site do COMU.

O COMU é aberto não só para profissionais e acadêmicos de Medicina, mas também de outras áreas da saúde (enfermagem, fisioterapia, nutrição, biomedicina, ciências biológicas e psicologia). A programação é composta por cursos, palestras, mesas redondas e workshops, além da apresentação de trabalhos científicos.

Na última edição do Congresso, foram inscritos 147 trabalhos científicos de acadêmicos de várias regiões do país. Os autores dos trabalhos selecionados do XXVI COMU farão as apresentações orais nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2007, e a premiação ocorrerá no dia 26 de outubro, durante uma cerimônia especial.

Durante a premiação, será realizada uma videoconferência, com transmissão direta de Paris, sobre o tema “Influências das Alterações Climáticas na Saúde”, ministrada pelo presidente do International Geosphere- Biosphere Programme e professor titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Dr. Carlos Nobre.

O Congresso Médico Universitário contribui para a formação médica dos alunos, não só da Faculdade de Medicina da USP como também das demais escolas médicas do país. Além disso, é uma forma de incentivar a pesquisa na universidade. O Departamento Científico da FMUSP, organizador do COMU, é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missão promover e consolidar o conhecimento médico-científico no âmbito da Graduação. A Faculdade de Medicina da USP não só incentiva a realização do Congresso Médico Universitário, mas também oferece apoio, contribuindo para a qualidade das atividades previstas.

A estimativa para o XXVI COMU é de cerca de 800 participantes. Este ano, o Congresso terá como presidente de honra o Prof. Dr. Miguel Srougi, professor titular da disciplina de Urologia da FMUSP.

Está programada a realização de 16 cursos com duração de quatro dias cada, durante a primeira semana, e 7 workshops com duração de dois dias cada, durante a segunda semana, que também contará com 5 apresentações de casos clínicos e com um ciclo de palestras.

Na última edição do COMU participaram acadêmicos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba e Mato Grosso do Sul. Já do Estado de São Paulo, participaram acadêmicos da Capital e de mais 10 municípios: Mauá, Guarulhos, Sorocaba, Santo André, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Santos, Marília, Bragança e Jundiaí.

Da FMUSP