Congresso Médico celebra a imigração japonesa

Evento binacional marcará o lançamento da Associação Médica Nikkei

dom, 27/04/2008 - 16h22 | Do Portal do Governo

A Associação Médica Brasileira (AMB), a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Médica Japonesa, com o apoio das Secretarias da Saúde e de Relações Institucionais do Estado de São Paulo realizam, nos dias 19 e 20 de junho, no Memorial da América Latina, o Congresso Médico do Centenário Brasil Japão. O evento faz parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa.

O Brasil é o país com a maior população japonesa fora do Japão. Além de São Paulo, eles são presenças marcantes em estados como o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o Pará. Vivem aqui cerca de 1,5 milhão de nikkeis, que são os descendentes japoneses nascidos em outros países ou os nativos que vivem regularmente no exterior. Deste total, 14 mil são médicos.

Integrados à sociedade brasileira, muitos deles se destacam como professores e pesquisadores e, inclusive, farão parte da programação do congresso.

Os palestrantes da Associação Médica Japonesa debaterão a formação, especialização e, particularmente, a educação médica continuada, assim como o intercâmbio médico Brasil-Japão, que deverá ser implementado. A história e o pioneirismo dos médicos nikkeis no Brasil serão resgatados.

Em São Paulo, por exemplo, alguns foram responsáveis pela fundação de dois importantes hospitais de origem nipônica: o Nipo-Brasileiro e o Santa Cruz, inaugurados em 1988 e 1939, respectivamente.

“Por milênios, os japoneses, habitantes insulares, mantiveram o hábito de se alimentar de verduras, legumes, cereais e carnes de peixe. Os imigrantes e seus descendentes, aqui no Brasil, mudaram sensivelmente a dieta, com o incremento de carne bovina, leite e seus derivados, entre outros. São alimentos que se relacionam com a maior incidência de obesidade, síndrome metabólica e infarto do miocárdio, que ocorrem em menor escala no Japão. Estes problemas de saúde também serão abordados no Congresso”, adianta dr. Ruy Tanigawa, diretor da APM, presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA) e um dos organizadores do Congresso.

A inversão do fluxo migratório, desencadeado pelas sucessivas crises econômicas, resultou na volta de cerca de 350 mil nipo-brasileiros para o mercado de trabalho japonês. A maioria não está inserida no contexto social local e sofre certo grau de preconceito, além de ter uma inadequada assistência à saúde. É outro tema estará em debate para que as autoridades do Brasil e do Japão tomem as providências necessárias.

No Congresso Médico do Centenário Brasil Japão será lançado oficialmente a Associação Médica Nikkei, criada para congregar os médicos brasileiros e japoneses.

As inscrições são gratuitas e a expectativa é receber um público de, pelo menos, mil médicos de todas as especialidades. Aliás, todos os congressistas presentes serão considerados sócios-fundadores da Associação Médica Nikkei. Para mais informações, (11) 3188-4252 ou eventos@apm.org.br

Programação Científica

19/06/08 e 20/06/08

Módulo I – A Medicina Japonesa

O Médico e o Sistema de Saúde Japonês

A Formação Médica no Japão

–                    Graduada

–                    Especializada

–                    Educação Médica Continuada

–                    A Medicina Japonesa fora do Japão

Módulo II – A Contribuição dos Japoneses e seus Descendentes à Medicina Brasileira

Módulo III – Intercâmbios Brasil-Japão na Área da Medicina

Módulo IV – A Saúde da Comunidade Nipo-Brasileira: no Brasil e no Japão

– A influência das mudanças dos hábitos alimentares, aspectos culturais e ambientais, no aumento da incidência de doenças na comunidade nipo-brasileira comparada à japonesa.

CONGRESSO MÉDICO DO CENTENÁRIO BRASIL-JAPÃO

Datas: 19 e 20 de junho de 2007 

Local: Memorial da América Latina

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 15

Barra Funda – São Paulo/SP

Informações e Inscrições:

Associação Paulista de Medicina (APM)

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 – São Paulo/SP

(11) 3188-4252 – eventos@apm.org.br

(S.M.)