Congresso Internacional de Botânica começa neste domingo

Evento é organizado pelo Instituto de Botânica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e vai até 2 de novembro

sáb, 27/10/2007 - 16h43 | Do Portal do Governo

O 58º Congresso Internacional de Botânica, promovido pela Sociedade Botânica do Brasil será aberto no domingo, 28 e vai até  2 de novembro. Com aproximadamente 3 mil inscritos até o momento,  entre profissionais, pós-graduados, expositores e estudantes voltados à área vegetal, está se configurando como o maior evento do setor já realizado no país.

Organizado pelo Instituto de Botânica – IBt, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) , o evento abordará temas releventes e atuais, envolvendo a botânica e as políticas públicas ambientais, com embasamento técnico-científico das diversas áreas do conhecimento, como: uso sustentável da flora e conservação da biodiversidade; ecologia de ecossistemas aquáticos; recuperação de áreas degradadas, biorremediação, conservação em ambientes naturais e em jardins botânicos; seqüestro de carbono e mudanças climáticas globais; educação ambiental e educação formal de botânica. Assim, configura-se a transdisciplinaridade do evento, que tem a participação formal de cerca de 250 profissionais, minicursos, palestras e encontros com especialistas.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, participa neste domingo (28/10), às 19h30, da solenidade de abertura do evento e na segunda-feira (29/10), às 11h30, profere a palestra “Gestão Ambiental”.

O tema “Recuperação de Matas Ciliares”, por sua vez, será abordado em diversas palestras, nos simpósios e minicursos. De acordo com Luiz Mauro Barbosa, presidente da Sociedade Brasileira de Botânica, estudos que envolveram o levantamento das informações e monitoramento em cerca de 100 áreas, em processos de recuperação, por exigência da SMA, tiveram como principais resultados a constatação da baixa diversidade de espécies arbóreas nativas utilizadas no reflorestamento. “Estes resultados levaram à edição das Resoluções SMA-47/03 e 8/07, que orienta os reflorestamentos heterogêneos em todo o Estado, e também à Resolução SMA-48/04, que apresentou a Lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo, que têm se constituído em importantes ferramentas para a adoção de políticas públicas adequadas para o setor florestal”, afirmou.

A programação científica do Congresso, já disponível no site (www.58cnbot.com.br) contempla 30 conferências, 52 simpósios, 22 minicursos e mais de 10 reuniões satélites, além da apresentação de trabalhos voluntários em “posters” e diversas excursões botânicas. O 58º Congresso Nacional de Botânica será realizado no “Centro de Exposições Imigrantes” (www.centroimigrantes.com.br), instalado na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, na região sudeste da capital. 

Wanda Carrilho

Da Sercretaria Estadual do Meio Ambiente

(I.P.)