Congresso de Graduação da USP reúne práticas inovadoras no ensino superior

No total, foram selecionados 320 trabalhos de profissionais da universidade e de outras instituições de ensino superior

ter, 17/07/2018 - 15h09 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo promoveu, nos dias 4 e 5 de julho, o 4º Congresso de Graduação da USP. Realizado no campus Cidade Universitária, na capital paulista, a iniciativa permitiu a integração de professores e o compartilhamento de práticas de ensino, além de experiências pedagógicas para modernizar o ensino na instituição.

Vale destacar que, ao todo, foram selecionados 320 trabalhos de práticas na USP e outras instituições de ensino superior. A edição deste ano abordou como tema principal a transdisciplinaridade, debatida em atividades voltadas à graduação e à busca da construção do conhecimento. O evento contou com oficinas de métodos pedagógicos e ferramentas de apoio para professores e pós-graduandos, bem como sessões de apresentações de pôsteres.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, destacou a importância das discussões para a instituição. “Acho que é uma iniciativa que representa uma mudança cultural da nossa universidade. O ensino, a pesquisa e as atividades de extensão são indissociáveis. Temos muito interesse de oferecer um ensino de graduação da melhor qualidade”, ressalta.

“Ainda não se encontrou uma maneira eficaz de se estimular a interdisciplinaridade na graduação. É preciso que haja uma nova arrumação no conteúdo e novos temas de interesse”, enfatiza o professor Luiz Bevilacqua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que participou de uma mesa-redonda sobre as particularidades da transdisciplinaridade.

Plataforma

Durante o evento, a professora Regina Melo Silveira, da Escola Politécnica da USP (Poli), organizou a oficina sobre o “E-aulas”, sistema de videoaulas da universidade usada como ferramenta de apoio ao ensino. “É uma plataforma que foi colocada à disposição dos docentes da USP em 2012. A ideia é criar um acervo de aulas. Hoje, temos mais de 3 mil aulas armazenadas no sistema”, revela.

“A interação entre as universidades públicas é crucial. Temos um papel de ajudar o desenvolvimento da sociedade. Discutir as nossas soluções e compartilhar boas ideias é essencial”, explica a pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral, que também participou do Congresso de Graduação da USP.