Congresso de Botânica deverá reunir mais de 4 mil estudiosos

Evento organizado pelo Instituto de Botânica – IBt da Secretaria de Estado do Meio Ambiente vai de 28 de outubro a 2 de novembro

sex, 19/10/2007 - 11h55 | Do Portal do Governo

Um megaevento promovido pela Sociedade Botânica do Brasil – SBB será realizado entre os próximos dias 28 de outubro e 2 de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Trata-se da 58a. edição do Congresso Nacional de Botânica, acontecimento que congrega grande número de congressistas, conferencistas, expositores e que deverá reunir mais de 4 mil estudiosos, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores que atuam nas diferentes áreas da botânica e ambiental.

Organizado pelo Instituto de Botânica – IBt, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), o evento tem por objetivo incentivar o desenvolvimento técnico-científico da botânica, por meio da apresentação e discussão de grandes temas de interesse atual, em âmbito internacional, nacional e regional.

Nesst edição, o tema central “A Botânica no Brasil, pesquisa, ensino e políticas públicas”, integra várias áreas do conhecimento e possibilita amplos debates envolvendo o conhecimento técnico-científico, além de produtos e serviços ambientais aptos a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

A programação científica por sua vez, contempla 23 minicursos, 20 reuniões satélites, 54 simpósios, 30 plenárias e lançamentos de livros e exposições. Está prevista, também, a apresentação de 1.500 trabalhos voluntários. Como ponto de destaque, apresentações de 250 pesquisadores renomados, dos quais a maioria colaborou para a consolidação de um livro a ser distribuído aos inscritos, com artigos relacionados às palestras e principais abordagens discutidas no congresso.

Paralelamente ao evento, haverá uma feira com expositores de produtos e serviços ambientais e educacionais, envolvendo a SMA e os órgãos que a compõem (IBt, IF – Instituto Florestal, IG – Instituto Geológico, CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Coordenadorias e Departamentos), a FAPESP, CAPES, CNPq, ongs e livrarias especializadas.

O Centro de Exposições Imigrantes fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, próximo aos Jardins Botânico e Zoológico. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na internet, pelo endereço www.58cnbot.com.br.  

De Wanda Carrilho, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(C.C.)