Confira seis dicas para conservar melhor os livros didáticos

Encapar e guardar as obras em um local apropriado pode ajudar a preservá-las

ter, 29/10/2013 - 14h48 | Do Portal do Governo

Os alunos da rede estadual de ensino recebem, todos os anos, seus livros didáticos e cadernos pelo Programa São Paulo Faz Escola. Todas as disciplinas contam com material oferecido aos estudantes e alguns cuidados são essenciais para conservar as publicações, que muitas vezes são reutilizadas. Confira abaixo seis dicas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para ajudar preservá-las:

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

1. Encapar: Para que não fiquem todos os livros iguais, os alunos podem encapar as obras com o papel ou plástico que quiserem. Vale, até mesmo, encapá-los com folha de revista ou jornal.

2. Manuseio: É importante que os livros não sejam manuseados com as mãos molhadas. Além disso, os educadores recomendam que a resolução dos exercícios não seja escrita nos livros didáticos, pois estes serão reutilizados.

3. Não dobrar: Ao serem dobradas, as folhas dos livros podem se soltar e, com isso, a publicação será inutilizada, por conta da perda do conteúdo.

4. Orelhas: Para evitar as dobras nos cantos das folhas, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros, e que esse cuidado siga durante o trajeto para a escola e na volta para casa.

5. Onde guardar os livros: A organização é um ponto fundamental no cuidado e preservação do material. A ideia de indicar um local correto para colocar o material é para que não seja guardado junto com brinquedos, o que pode causar rasgos e danos ao livro.

6. Agenda: É importante que os alunos fiquem atentos com o horário das aulas, assim não levarão para a escola livros que não irão usar naquele dia. Isso também evita que o aluno carregue peso desnecessário.

Do Portal do Governo do Estado