Confira os melhores horários para viajar ao litoral

Operação Páscoa nas rodovias têm início nesta quinta-feira e vai até a meia-noite de domingo

qui, 05/04/2012 - 13h26 | Do Portal do Governo

 

SISTEMA ANCHIETA/IMIGRANTES
De 180 mil e 330 mil veículos devem utilizar o Sistema Anchieta-Imigrantes para acessar a Baixada Santista e o litoral sul de São Paulo. A concessionária vai implantar operações especiais durante os períodos de pico de tráfego.

Saída: a partir de quinta-feira começa a Operação Descida 7×3, com as duas pistas da Anchieta e a pista nova da Imigrantes operando no sentido litoral até as 2h de sexta-feira. O esquema 7×3 volta a operar entre as 7h e 14h de sexta-feira.

Retorno: no domingo, a partir das 10h, começa a Operação Subida 2×8, com as duas pistas da Imigrantes e a pista norte da Anchieta funcionando no sentido São Paulo. O esquema especial será mantido até 23h59.

RIO-SANTOS
Rodovia que liga a Baixada Santista ao Litoral Norte.

Saída: os horários de maior pico de tráfego devem ser das 15h da quinta-feira às 2h da sexta-feira e das 7h às 18h desta sexta-feira.

Retorno: a previsão de fluxo mais intenso é das 12h do domingo às 2h da segunda-feira.

TAMOIOS

Rodovia que liga o Vale do Paraíba ao Litoral Norte.

Saída: o movimento mais intenso é esperado entre 15h da quinta-feira e 2h da sexta-feira, e das 7h às 18h da sexta-feira.

Retorno: maior fluxo das 12h do domingo até 2h da segunda-feira.

MOGI-BERTIOGA
Do km 80 ao 77,5 na pista sentido norte será executada a operação Pare e Siga, se houver lentidão na aproximação do trecho. 

Saída: os horários de maior pico devem ser das 15h da quinta-feira às 2h da sexta-feira e das 7h às 18h da sexta-feira.

Retorno: movimentação intensa prevista das 12h do domingo às 2h da segunda-feira.

TRAVESSIAS LITORÂNEAS
O maior movimento é esperado na travessia Santos/Guarujá, com aproximadamente 132 mil veículos entre quinta-feira e domingo. Oito embarcações estarão disponíveis para operação entre os dois municípios. A travessia Guarujá/Bertioga conta com duas balsas para atender cerca de 8.000 usuários ao longo do feriado.

No Litoral Sul são esperados 5 mil veículos na travessia Iguape/Jureia, que opera com duas balsas. Entre Cananeia e o continente, uma embarcação deve transportar 1.900 veículos ao longo do feriado. Na travessia Cananéia/Ilha Comprida, que dispõe de duas balsas, são esperados 3.900 veículos. Nessa travessia haverá uma lancha com capacidade para 100 passageiros.

Já no Litoral Norte, a expectativa é que 25 mil veículos passem pela travessia São Sebastião/Ilhabela, onde cinco balsas operarão no sistema bate-volta. 

Horários de pico: Na Baixada Santista, nas travessias Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá, o movimento deve ser mais intenso entre os horários das 9h às 13h e das 16h às 20h, em todos os dias do feriado. Os usuários da travessia São Sebastião/Ilhabela devem evitar os horários entre 10h e 13h e entre 17h às 20h.

Hora Marcada: Por meio do site da Dersa o usuário consegue fazer reserva para garantir lugar na travessia. Basta acessar www.dersa.sp.gov.br e clicar no link “Hora Marcada”.

Do Portal do Governo do Estado