Confira os horários de intervalos entre trens da CPTM no fim de semana

Paralisação parcial da Linha 9-Esmeralda ocorrerá apenas no domingo (29); trajeto poderá ser feito por meio do Paese

sex, 27/09/2019 - 18h11 | Do Portal do Governo

No próximo fim de semana, a Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), terá intervenções em razão das obras de implantação da Linha 17-Ouro, do Metrô. No sábado, a partir das 21h, o trecho entre Morumbi e Granja Julieta operará apenas por uma via, o que resultará em um intervalo maior entre as composições até o fim da operação comercial.

No domingo (29), o trecho entre Santo Amaro e Berrini ficará interrompido. O trajeto entre as duas estações poderá ser feito por meio do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), disponível aos passageiros. As opções são as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, do Metrô.

A Linha 12-Safira, da CPTM, não terá obras programadas no fim de semana. No domingo (29), dia de São Miguel Arcanjo, será possível chegar à capela e à catedral para os festejos utilizando a estação São Miguel Paulista.

Outras linhas da companhia também terão intervalo maior entre os trens. Confira a programação e planeje a viagem:

Sábado (28)

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Das 22h até o fim da operação comercial, haverá serviços na via entre as estações Antônio João e Barueri. Nesse período, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Júlio Prestes Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 21h até o fim da operação comercial, por conta das obras da Linha 17-Ouro, do Metrô, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em todo o ramal.

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Das 21h até o fim da operação comercial, devido às obras de modernização da via nas proximidades da estação Brás, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha.

Domingo (29)

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Das 8h30 às 18h, os serviços serão realizados na via nas imediações da estação Várzea Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Das 9h às 18h, os trabalhos de manutenção estarão concentrados na via entre as estações Engenheiro Cardoso e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Durante toda a operação comercial, os trens não irão circular entre as estações Santo Amaro e Berrini devido à continuidade das obras da Linha 17-Ouro, do Metrô. O sistema Paese, com ônibus gratuitos, atenderá o trecho interrompido.

Além disso, também durante toda a operação comercial, haverá modernização da via e dos sistemas de energia entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú. O intervalo médio entre os trens será de 12 minutos entre as estações Santo Amaro e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Das 8h30 às 18h, os serviços serão executados na via próximo à estação Ipiranga. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos entre Brás e Tamanduateí e de 15 minutos entre Tamanduateí e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral (Luz-Estudantes)

Durante toda a operação, em razão de obras na via e no sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases e na região de Suzano, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Luz a Brás e de 30 minutos de Brás a Estudantes.

Linha 13-Jade (Eng.º Goulart – Aeroporto Guarulhos)

O serviço Expresso Aeroporto não funcionará no domingo, devido aos serviços programados nessa linha.

Modernização

Executar as obras de modernização e de manutenção, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio para a CPTM. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Essas atividades, entretanto, garantem uma melhor qualidade do serviço oferecido aos três milhões de passageiros que utilizam os 273 quilômetros de linhas da companhia durante os dias úteis.

As equipes da CPTM manterão avisos ao público constantes nos trens e estações sobre os serviços durante o final de semana. Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800-055-0121. Também é possível saber a situação das linhas no portal da companhia.