Confira o que abre e o que fecha nos feriados dos dias 15 e 20

Estão programadas operações especiais para o funcionamento dos serviços públicos estaduais nas áreas da saúde, saneamento e transporte, entre outras, durante os dias 15, feriado nacional do Dia da Proclamação […]

qua, 14/11/2007 - 16h51 | Do Portal do Governo

Estão programadas operações especiais para o funcionamento dos serviços públicos estaduais nas áreas da saúde, saneamento e transporte, entre outras, durante os dias 15, feriado nacional do Dia da Proclamação da República, e 20, feriado em alguns municípios do Dia da Consciência Negra. As repartições públicas estaduais estarão fechadas, mantendo apenas os plantões de emergência. Confira o que abre e o que fecha e o funcionamento de serviços:

SABESP

Central de Atendimento 195 (Ligação Gratuita): Funciona durante 24 horas, atendendo aos casos emergenciais.

Disk Sabesp – 08000 119911: na Região Metropolitana de São Paulo o expediente durante os feriados de 15 e 20 de novembro será das 10 às 16 horas. Dia 16, das 7 às 21 horas. Sábados, das 8 às 17 horas. No dia 19, o atendimento será feito em horário habitual, das 7 às 21 horas.

Na Região Metropolitana da capital, as Agências Comerciais e o atendimento nos postos do Poupatempo fecham dia 15 e 20. nos dias 16 e 19 o atendimento será feito no horário habitual, das 9 às 15 horas.

Ouvidoria Sabesp – 08000 55 05 65: Atende de segunda à sexta das 8 às 18 horas. Não funciona no feriado de 15 de novembro.

Baixada Santista – Agências Comercias: O atendimento está suspenso durante o feriado da Proclamação da República e volta ao normal dia 16. Os horários são diferenciados para cada município da Baixada.

Vale do Paraíba – Agências Comerciais: Não haverá expediente durante o feriado do dia 15. Dia 16, o atendimento retorna ao normal, das 9 às 15 horas

São José dos Campos – Agências Comerciais: Permanecerão fechadas durante o feriado de 15 de novembro e voltam ao horário habitual dia 16.

Já o posto de atendimento Sabesp, instalado na central do Poupatempo, no Shopping Colinas, funciona de segunda à sexta, das 10 às 20 horas, sábados, das 9 às 15 horas. Não há expediente aos domingos e feriados.

POUPATEMPO

Os Postos Poupatempo Fixos e Móveis que atendem na Capital, Interior e Grande São Paulo não funcionarão nesta quinta-feira, 15 de novembro.

Na terça-feira, 20 de novembro, não haverá funcionamento nos Postos Fixos da Capital paulista (Sé, Luz, Itaquera e Santo Amaro), de Campinas (Campinas Centro e Campinas Shopping), Guarulhos e Ribeirão Preto, bem como nas Unidades Móveis da Grande São Paulo, Sorocaba e Araçatuba.

Já os Postos Fixos de São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Bauru, e as Unidades Móveis com sede em Registro e Marília, atenderão normalmente na terça-feira, pois estas cidades não decretaram feriado municipal.

Na sexta-feira, no sábado e na segunda-feira, dias 16, 17 e 19, o atendimento ocorrerá normalmente em todas as Unidades do Poupatempo, localizadas na Capital, Grande São Paulo e Interior.

O Disque Poupatempo – 0800 772 36 33 (ligação gratuita) – também não funcionará na quinta-feira, 15. Na sexta-feira e no sábado, dias 16 e 17, atenderá em seu horário habitual: das 6 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, e das 6 às 15 horas, aos sábados.

PROCON-SP

Os postos de atendimento pessoal (dentro do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera), bem como o atendimento telefônico (151), cadastro e pesquisa (3824-0446), fax (3824-0717), audiências e administrativo não atenderão nos dias 15, 18 e 20 (quinta-feira, sábado e terça-feira).

No dia 19, segunda-feira, os postos de atendimento pessoal voltam a operar em horário habitual, das 7 às 19 horas. O posto localizado  no Poupatempo Sé funcionará apenas para o fornecimento de informações em razão de reforma nas dependências.

O atendimento telefônico (151) também não atenderá nos dias 15 e 20. Na sexta e na segunda-feira, dias 16 e 19, haverá atendimento normal, das 8 às 17 horas. O serviço não atende aos sábados e domingos.

SAÚDE

Os prontos-socorros dos hospitais estaduais funcionarão em sistema de plantão durante o feriado.

TRANSPORTES

  • Metrô

O Metrô realiza a partir desta quarta-feira, 14 de novembro, um esquema especial para o feriado prolongado.

Nesta quarta-feira, o Metrô aumentou o número de viagens nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

Na Linha 1–Azul, das 6 às 9 horas (horário de pico da manhã), circularam 43 trens. No pico da tarde (das 17h30 às 20 horas), serão 32 composições, com um aumento de 14 viagens em relação a um dia útil normal. A Linha 2–Verde (Vila Madalena-Alto do Ipiranga) conta 15 trens em circulação nos horários de maior demanda. A oferta na Linha 3–Vermelha é de 42 composições nos picos da manhã e da tarde, com 28 trens circulando após as 20 horas, em vez de 25 (acréscimo de 10 viagens no total). Na Linha 5– Lilás (Capão Redondo -Largo Treze), a oferta fica idêntica a de um dia útil normal, com quatro trens nos horários de maior movimento.

Na quinta-feira, dia 15, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão oferta de trens de um domingo normal. Somente a Linha 5-Lilás não opera nos domingos e feriados.

Na sexta-feira, dia 16, a oferta de trens será semelhante a de um dia útil  nas quatro linhas do Metrô.      

Sábado e domingo, 17 e 18, não há alteração no número de viagens programadas e o Metrô mantém a oferta normal para esses dias da semana.

Na segunda-feira, 19, a oferta de trens será igual a de um dia útil. Nas linhas 2-Verde e 5-Lilás a operação comercial será normal.

No feriado de terça-feira, 20, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão oferta de trens semelhante a de um sábado normal . Somente a Linha 5-Lilás não opera nos feriados.

Na quarta-feira, 21, o Metrô antecipa a operação comercial nas linhas 1 e 3 em 40 minutos. Nestas duas linhas, os trens vão circular a partir das 4 horas. Na Linha 2, a antecipação será de 10 minutos e a operação comercial terá  início às 4h30. A Linha 5 entrará em operação em seu horário habitual, às 4h40.

A Linha 1 terá um aumento de 20 viagens em relação aos dias úteis. A Linha 2-Verde também será reforçada, com 8 viagens a mais. Na Linha 3-Vermelha, o aumento será de 18 viagens. A oferta de trens e viagens na Linha 5 será a de um dia útil.

Jogo do Brasil no Morumbi

No dia 21, no período noturno, a operação comercial do Metrô também será prorrogada até a 1 hora nas linhas 1, 2 e 3, além de acréscimo no número de viagens, para atender aos torcedores que assistirão o jogo da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

BLA – Bilhete Lazer

O Bla – Bilhete Lazer, que oferece desconto de R$ 0,30 por viagem no Metrô ou trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), poderá ser utilizado durante todo o período de operação dos trens do Metrô ou da CPTM no dia 15 de novembro.

No fim de semana, o Bilhete Lazer começa a valer a partir das 18 horas de sábado e vai até o encerramento da operação comercial de domingo.

No caso da Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo – Largo Treze), que não funciona nos domingos e feriados, o Bilhete Lazer é aceito nos sábados, das 18h00 à meia-noite.

  • EMTU

A Ouvidoria da EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (0800 724 05 55), funcionará normalmente para atender aos usuários das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo nos dias 15 e 20 de novembro.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e informa o itinerário das linhas de ônibus e tarifas, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes desse sistema de transporte.

Corredor Metropolitano – O Corredor Metropolitano do ABC, que atende aos municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, e São Paulo, terá operação diferenciada. Veja a programação:

• Quinta-feira (15/11) – Corredor vai operar com programa semelhante ao adotado aos domingos, quando 50% da frota total entra em circulação

• Sexta-feira (16/11) – Programa será semelhante ao adotado aos sábados, com 70% da frota total em circulação, com reforço de 15 veículos (cinco no trecho São Mateus – Ferrazópolis, cinco no treco Santo André – Diadema e cinco no trecho Ferrazópolis – Jabaquara)

• Sábado (17/11) – Programação normal de sábado

• Domingo (18/11) – Programação normal de domingo

• Segunda-feira (19/11) – Programação normal de dias úteis

• Terça-feira (20/11) – Programação de sábado (70% da frota total em circulação)

Linhas metropolitanas – As cerca de 600 linhas que circulam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo funcionarão no dia 15 como a frota de domingo, isto é, 50% dos dias úteis, que é de 3.700 ônibus. Nos dias 16, 19 e 20 a operação será a mesma de sábado, com cerca de 70% da frota em circulação.

ESTRADAS

Os usuários podem programar as viagens e saber as condições das estradas por meio de imagens on-line das 32 câmeras instaladas ao longo das principais rodovias. As câmeras podem ser acessadas pelos sites www.dersa.sp.gov.br e www.der.sp.gov.br. As imagens são atualizadas automaticamente a cada 20 segundos.

SEGURANÇA

O funcionamento dos distritos policiais será normal, assim como o atendimento de emergência da Polícia Militar (pelo 190) e dos Bombeiros (pelo 193).

Cíntia Cury

(I.P.)