Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalho

Veja como vão funcionar os serviços estaduais no feriadão

sex, 02/05/2008 - 11h26 | Do Portal do Governo

Estão programadas operações especiais para o funcionamento dos serviços públicos estaduais nas áreas da saúde, saneamento e transporte, entre outras, durante o feriado.

Exposição no Palácio dos Bandeirantes

O Palácio dos Bandeirantes permanecerá aberto à visitação durante o fim de semana prolongado com duas exposições, estacionamento e entrada gratuitos, acessibilidade completa para portadores de deficiência e um grande jardim para contemplação.

A sede do Governo Paulista está apresentando, no térreo, a arte brasileira contemporânea, com obras de Vicente do Rego Monteiro, Ariano Suassuna e Aldemir Martins, entre outros.  No mezanino, os visitantes podem conhecer Um pouco mais da história do Japão. São 15 maquetes de templos e palácios japoneses construídos a partir do século V.

As exposições em curso continuam sendo agendadas pelo site:  www.acervo.sp.gov.br As visitas no feriado são feitas no período das 11 às 16 horas, sempre em horas cheias. Todas as visitas são acompanhadas por educadores e a entrada é franca.

Repartições Públicas

As repartições públicas do Estado terão o expediente suspenso nos dias 2 e 23 de maio. As datas correspondem à sexta-feira posterior aos feriados do Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e de Corpus Christi (22 de maio).

A medida não atinge serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, como o Metrô e os trens da CPTM.

De acordo com o decreto nº 52.926, assinado pelo governador José Serra e publicado no Diário Oficial em 22 de abril, os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas. Em razão disso, desde quinta-feira passada, 24, os funcionários públicos estaduais trabalham uma hora a mais por dia.

Os dirigentes de Autarquias e Fundações estaduais podem adequar o decreto às entidades que dirigem.

Saúde

Os prontos-socorros dos hospitais estaduais funcionarão em sistema de plantão durante o feriado.

Segurança 

O funcionamento dos distritos policiais será normal, assim como o atendimento de emergência da Polícia Militar (pelo 190) e dos Bombeiros (pelo 193).

CPTM

Sexta-feira – 2 de maio

Em todas as linhas, a circulação seguirá a programação normal para dia útil, ou seja, intervalos menores nos horários de pico da manhã e da tarde (entre 6 e 8 minutos) e maiores fora do horário de pico (entre 12 e 15 minutos), quando o movimento diminui.  

Sábado – 3 de maio

Em todas as linhas, no sábado, dia útil para grande parcela da população transportada pela CPTM, que trabalha por meio período, a circulação das composições não será alterada no pico da manhã, compreendido entre 5h e 8h, com tempo de espera entre os trens, variando de 6 a 8 minutos. Vale ressaltar, que neste dia da semana, não há pico no horário da tarde, entre 17h e 20h. Portanto, o intervalo praticado varia entre 12 e 15 minutos.

Domingo – 4 de maio

Linha 11 – Coral (Luz-Estudantes, antiga linha E) – Na extensão da linha, entre as estações Guaianazes e Ferraz de Vasconcelos, haverá manutenção programada da rede aérea de energia. Por isso, haverá, neste trecho, circulação por via única. O intervalo passa de 12 para 20 minutos, das 4h às 20h.

Linha 12 – Safira (Brás-Calmon Viana, antiga Linha F) – Entre as estações Eng° Goulart e São Miguel Paulista haverá circulação por via única por conta de obras entre as estações USP Leste e Comendador Ermelino. O intervalo entre trens passa de 15 para 30 minutos, das 4h às 20h.  

As linhas 7, 8, 9 e 10 seguem a circulação programada para domingos, com intervalos maiores durante todo o dia (entre 12 e 15 minutos), por conta da queda na demanda de usuários. 

Metrô 

Dia 02 de maio, sexta-feira

A operação comercial será a mesma dos dias úteis, sem alterações no número de trens em circulação em todas as linhas.

Dias 03 de maio, sábado, e 4, domingo

A frota de trens nas quatro linhas metroviárias será idêntica a dos outros fins de semana. A Linha 5 não abre aos domingos e feriados.

Dia 5, segunda-feira, antecipação

Neste dia, a operação comercial das linhas 1, 2, e 3 será antecipada para atender as pessoas que retornam à cidade. As linhas 1 e 3 iniciam a operação comercial para as 4h00, e a linha 2 começará a atender o público às 4h30. A linha 5 abrirá os portões ao público, no horário habitual (às 4h40). 

Emtu/SP

Na sexta-feira, 2 de maio, a frota será de dia útil e no sábado, estarão em circulação  60% dos ônibus intermunicipais. No domingo, a frota de ônibus intermunicipal gerenciada pela EMTU/SP na Grande São Paulo funcionará com metade da capacidade.

A Ouvidoria da EMTU/SP terá expediente normal no feriado de 1º de maio e na sexta-feira, 2 de maio, atendendo aos usuários por telefone (0800 724 0555) das 7h às 19h.  A Ouvidoria não funciona sábado e domingo.

Poupatempo

Na sexta-feira e no sábado, todos os postos fixos, unidades móveis e o teleatendimento voltam a funcionar.

Os endereços dos postos Fixos, os roteiros das Unidades Móveis e todos os horários de funcionamento podem ser consultados no site do Poupatempo, no endereço www.poupatempo.sp.gov.br, ou pelo do Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita), que atende de segunda a sexta-feira, das 6 às 21horas, e aos sábados, das 6 às 15 horas.

Procon SP

Nos postos de atendimento pessoal do Procon-SP (dentro do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera), o funcionamento será o seguinte:

Dia 2 de maio (sexta-feira): atendimento normal das 07h00 às 19h00

Dia 3 de maio (sábado): atendimento normal das 07h00 às 13h00

Atendimento telefônico (151) e eletrônico, cadastro e pesquisa (3824-0446), fax (3824-0717), audiências e administrativo

Dia 2 de maio (sexta-feira): não haverá atendimento

Dia 3 de maio (sábado): não há atendimento

Os postos de atendimento pessoal da Fundação Procon-SP localizam-se dentro do Poupatempo Sé (Pça. Do Carmo, s/n), Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258) e Poupatempo Itaquera (Av. do Contorno, 60 – ao lado da Estação Itaquera do Metrô). A comunicação por cartas deve ser encaminhada à Caixa Postal 3050, CEP 01061-970 e por fax ao telefone (11) 3824-0717. O telefone para informações é 151 (não atende reclamações). Caso o consumidor queira consultar se uma determinada empresa tem reclamações no Procon-SP, o telefone é (11) 3824-0446. O site da Fundação Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br.

Maria Eugênia Cruz

(S.M.)