Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalho

Veja como vão funcionar os serviços estaduais no feriadão

qui, 01/05/2008 - 12h07 | Do Portal do Governo

Estão programadas operações especiais para o funcionamento dos serviços públicos estaduais nas áreas da saúde, saneamento e transporte, entre outras, durante o feriado.

Exposição no Palácio dos Bandeirantes

O Palácio dos Bandeirantes permanecerá aberto à visitação durante o fim de semana prolongado com duas exposições, estacionamento e entrada gratuitos, acessibilidade completa para portadores de deficiência e um grande jardim para contemplação.

A Sede do Governo Paulista está apresentando, no térreo, a arte brasileira contemporânea, com obras de Vicente do Rego Monteiro, Ariano Suassuna e Aldemir Martins, entre outros.  No mezanino, os visitantes podem conhecer Um pouco mais da história do Japão. São 15 maquetes de templos e palácios japoneses construídos a partir do século V.

As exposições em curso continuam sendo agendadas pelo site:

www.acervo.sp.gov.br As visitas no feriado são feitas no período das 11 às 16 horas, sempre em horas cheias. Todas as visitas são acompanhadas por educadores e a entrada é franca.

Repartições Públicas

As repartições públicas do Estado terão o expediente suspenso nos dias 2 e 23 de maio. As datas correspondem à sexta-feira posterior aos feriados do Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e de Corpus Christi (22 de maio).

A medida não atinge serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, como o Metrô e os trens da CPTM.

De acordo com o decreto nº 52.926, assinado pelo governador José Serra e publicado no Diário Oficial em 22 de abril, os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas. Em razão disso, desde quinta-feira passada, 24, os funcionários públicos estaduais trabalham uma hora a mais por dia.

Os dirigentes de Autarquias e Fundações estaduais podem adequar o decreto às entidades que dirigem.

Saúde

Os prontos-socorros dos hospitais estaduais funcionarão em sistema de plantão durante o feriado.SEGURANÇA 

O funcionamento dos distritos policiais será normal, assim como o atendimento de emergência da Polícia Militar (pelo 190) e dos Bombeiros (pelo 193). CPTM

Quinta-feira – 1º de maio

Linha 9 – Esmeralda (Osasco-Grajaú, antiga Linha C) – Durante o feriado, haverá uma comemoração promovida pela CUT, no Autódromo de Interlagos. Para atender ao público que irá ao evento, a CPTM reforçará a frota a fim de reduzir os intervalos (que nos feriados costumam ser maiores). O tempo de espera entre as composições será de 10 minutos, das 6h até 13h; e de 6 minutos, das 17h até 20h. No restante do dia, o intervalo será de 12 minutos. 

Linha 11 – Coral (Luz-Estudantes, antiga linha E) – Por conta de serviços de modernização do sistema de sinalização haverá interdição da via 3, entre as estações Brás e Tatuapé, das 4h e 13h30. Por isso, os trens do Expresso Leste efetuarão embarque e desembarque somente na plataforma 4, na Estação Brás. Não haverá alteração nos intervalos.

As linhas 7, 8, 10 e 12 seguem a circulação programada para feriados, com intervalos de 15 minutos devido à queda de demanda habitual nesses dias. 

Sexta-feira – 2 de maio

Em todas as linhas, a circulação seguirá a programação normal para dia útil, ou seja, intervalos menores nos horários de pico da manhã e da tarde (entre 6 e 8 minutos) e maiores fora do horário de pico (entre 12 e 15 minutos), quando o movimento diminui.  

Sábado – 3 de maio

Em todas as linhas, no sábado, dia útil para grande parcela da população transportada pela CPTM, que trabalha por meio período, a circulação das composições não será alterada no pico da manhã, compreendido entre 5h e 8h, com tempo de espera entre os trens, variando de 6 a 8 minutos. Vale ressaltar, que neste dia da semana, não há pico no horário da tarde, entre 17h e 20h. Portanto, o intervalo praticado varia entre 12 e 15 minutos.

Domingo – 4 de maio

Linha 11 – Coral (Luz-Estudantes, antiga linha E) – Na extensão da linha, entre as estações Guaianazes e Ferraz de Vasconcelos, haverá manutenção programada da rede aérea de energia. Por isso, haverá, neste trecho, circulação por via única. O intervalo passa de 12 para 20 minutos, das 4h às 20h.

Linha 12 – Safira (Brás-Calmon Viana, antiga Linha F) – Entre as estações Eng° Goulart e São Miguel Paulista haverá circulação por via única por conta de obras entre as estações USP Leste e Comendador Ermelino. O intervalo entre trens passa de 15 para 30 minutos, das 4h às 20h.  

As linhas 7, 8, 9 e 10 seguem a circulação programada para domingos, com intervalos maiores durante todo o dia (entre 12 e 15 minutos), por conta da queda na demanda de usuários. 

Metrô 

30 de abril, quarta-feira, saída de feriado

Nesse dia, a frotas de trens das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, as mais movimentadas, serão reforçadas nos períodos da tarde e noite para atender aos paulistanos que deixam a cidade. A oferta de trens das linhas 2-Verde e 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) será igual à de um dia útil.

Dia 1º de Maio, quinta-feira, feriado

A oferta de trens nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô será igual à de um domingo, ou seja, cerca de 50% de um dia útil. Devido as comemorações do 1º de Maio programadas no Campo de Bagatelle, na zona Norte, o Metrô contará com trens estrategicamente posicionados nas linhas 1 e 3 para atender a demanda de usuários no sistema. A Linha 5-Lilás não funciona nos feriados e domingos.

Dia 02 de maio, sexta-feira

A operação comercial será a mesma dos dias úteis, sem alterações no número de trens em circulação em todas as linhas.

Dias 03 de maio, sábado, e 4, domingo

A frota de trens nas quatro linhas metroviárias será idêntica a dos outros fins de semana. A Linha 5 não abre aos domingos e feriados.

Dia 5, segunda-feira, antecipação

Neste dia, a operação comercial das linhas 1, 2, e 3 será antecipada para atender as pessoas que retornam à cidade. As linhas 1 e 3 iniciam a operação comercial para as 4h00, e a linha 2 começará a atender o público às 4h30. A linha 5 abrirá os portões ao público, no horário habitual (às 4h40). 

Emtu/SP

As concessionárias Internorte e Anhangüera, que servem a zona norte de São Paulo, vão operar com frota de dia útil no feriado de 1º de Maio para atender aos usuários que pretendem participar de evento comemorativo na Praça Campo de Bagatelle. As outras concessionárias e a Metra, que opera o Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) terão 60% da frota circulando.

Na sexta-feira, 2 de maio, a frota será de dia útil e no sábado, estarão em circulação  60% dos ônibus intermunicipais. No domingo, a frota de ônibus intermunicipal gerenciada pela EMTU/SP na Grande São Paulo funcionará com metade da capacidade.

A Ouvidoria da EMTU/SP terá expediente normal no feriado de 1º de maio e na sexta-feira, 2 de maio, atendendo aos usuários por telefone (0800 724 0555) das 7h às 19h.  A Ouvidoria não funciona sábado e domingo.POUPATEMPO

Na próxima quinta-feira, 1º, Dia do Trabalho, não haverá atendimento em nenhum dos Postos Poupatempo Fixos e Móveis da Capital, Grande São Paulo e Interior do Estado, bem como no Disque Poupatempo.

Na sexta-feira e no sábado, todos os postos fixos, unidades móveis e o teleatendimento voltam a funcionar.

Os endereços dos postos Fixos, os roteiros das Unidades Móveis e todos os horários de funcionamento podem ser consultados no site do Poupatempo, no endereço www.poupatempo.sp.gov.br, ou pelo do Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita), que atende de segunda a sexta-feira, das 6 às 21horas, e aos sábados, das 6 às 15 horas.

Procon SP

Nos postos de atendimento pessoal do Procon-SP (dentro do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera), o funcionamento será o seguinte:

Dia 1 de maio (quinta-feira): não haverá atendimento

Dia 2 de maio (sexta-feira): atendimento normal das 07h00 às 19h00

Dia 3 de maio (sábado): atendimento normal das 07h00 às 13h00

Atendimento telefônico (151) e eletrônico, cadastro e pesquisa (3824-0446), fax (3824-0717), audiências e administrativo

Dia 1 de maio (quinta-feira): não haverá atendimento

Dia 2 de maio (sexta-feira): não haverá atendimento

Dia 3 de maio (sábado): não há atendimento

Os postos de atendimento pessoal da Fundação Procon-SP localizam-se dentro do Poupatempo Sé (Pça. Do Carmo, s/n), Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258) e Poupatempo Itaquera (Av. do Contorno, 60 – ao lado da Estação Itaquera do Metrô). A comunicação por cartas deve ser encaminhada à Caixa Postal 3050, CEP 01061-970 e por fax ao telefone (11) 3824-0717. O telefone para informações é 151 (não atende reclamações). Caso o consumidor queira consultar se uma determinada empresa tem reclamações no Procon-SP, o telefone é (11) 3824-0446. O site da Fundação Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br.

Sabesp

A Sabesp informa o expediente de atendimento durante o Feriado do Dia Mundial do Trabalho – 1º/5.

Região Metropolitana de São Paulo

• Central de Atendimento 195 (Ligação Gratuita): Funcionará durante todo o feriado, 24 horas, atendendo aos casos emergenciais.

• Disk Sabesp – 08000 11 99 11: Funciona de segunda à sexta, das 7h às 21h. Aos sábados, das 8h às 17h e aos domingos, das 10h às 16h. No dia 1º/5 funcionará das 10 às 16 horas. Nos demais dias, expediente normal.

• Agências Comerciais: Funcionam de segunda à sexta, das 9h às 15h. Permanecerão fechadas no dia 1º/5 e no dia 2, atendimento habitual.

• Ouvidoria Sabesp – 08000 55 05 65: Funciona de segunda à sexta, das 8 às 18 horas. No dia 1º não haverá atendimento e no dia 2 o funcionamento permanece inalterado.

. Sabesp Soluções Ambientais – 0800 77 12 482: Não haverá atendimento no feriado. No dia 2, das 8 às 18 horas.

Baixada Santista

As agências de atendimento ao público da Sabesp nas cidades de Bertioga, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Santos, São Vicente, Cubatão e Vicente de Carvalho não abrirão no dia 1° de maio.

No dia 2, as agências de Santos, Cubatão, São Vicente e Vicente de Carvalho permanecerão fechadas; as agências de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga e Guarujá estarão abertas no horário das 10 às 16 horas; e a Agência de Praia Grande estará aberta no horário das 8 às 16 horas.

• Central de Atendimento 195 (Ligação Gratuita): Funcionará durante todo o feriado, 24 horas, atendendo aos casos emergenciais.

Vale do Paraíba

• Agências Comerciais: Não haverá expediente dias 1 e 2/5. As Agências funcionam de segunda à sexta, com horários diferenciados. São José dos Campos

• Agências Comerciais: Funcionam de segunda a sexta, das 9 às 15 horas. Não haverá atendimento dias 1 e 2/5.

Maria Eugênia Cruz

C.C.