Confira o que abre e fecha nos serviços públicos durante a Páscoa

Postos do Poupatempo e do Detran-SP não abrem nesta sexta-feira (14); veja o funcionamento de outros serviços no feriado

qua, 12/04/2017 - 18h49 | Do Portal do Governo

Por conta do feriado prolongado de Páscoa, que começa nesta sexta-feira (14), alguns serviços públicos estaduais estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento.

Veja como ficam os horários dos órgãos e programe-se:

Poupatempo-SP
O Poupatempo informa que durante a Páscoa as unidades do programa não funcionarão na sexta-feira (14) e no sábado (15). O atendimento a população retorna na segunda-feira (17) no horário normal. O Disque Poupatempo segue o mesmo esquema de funcionamento.

Outras informações, como os serviços oferecidos e os endereços dos postos, podem ser obtidas pelo site, aplicativo SP Serviços (para smartphones e tablets) e também pelo Disque Poupatempo 0800 772 3633 – para telefones fixos ou (11) 2930 3650 – para ligações de celulares.

As informações são do Poupatempo.

Detran-SP
Devido a Páscoa, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em todo o Estado estarão fechadas na sexta-feira (14) e no sábado (15). A partir de segunda-feira (17), o atendimento será retomado em seus horários habituais, que podem ser consultados no portal ou pelo Disque Detran.SP.

Vale ressaltar que o Departamento oferece 27 serviços online em seu portal. Na página, o cidadão pode fazer pedidos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

Para mais informações, a central telefônica do Detran.SP para quem reside em São Paulo ou em municípios com DDD 11 é o 3322-3333. Já quem mora nas demais localidades pode ligar no 0300-101-3333.

As informações são do Detran-SP.

Procon-SP
O Procon-SP informa que, devido ao feriado, as audiências, setor administrativo, ouvidoria, atendimento telefônico (151) e atendimento eletrônico, não funcionarão na sexta-feira (14).

Os Núcleos Regionais da Fundação em Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Bauru e Presidente Prudente também acompanham a programação.

Os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera não funcionarão na sexta (14) e no sábado (15). A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

As informações são do Procon-SP.

Postos da Fundação Pró-Sangue
Por conta do feriado, a rotina dos postos da Pró-Sangue terá um funcionamento específico. Veja abaixo como fica o atendimento das unidades de coleta da Fundação.

13 de abril, quinta-feira (Quinta-Feira Santa)
Posto Clínicas: das 7 às 18 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: das 8 às 16h30
Posto Mandaqui: das 13 às 16h30
Posto Osasco: das 8 às 16:30 horas
Posto Pedreira: das 7:30 às 12:30 horas

14 de abril, sexta-feira (Sexta Feira da Paixão)
Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Pedreira: fechado

15 de abril, sábado
Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: das 8 às 16 horas
Posto Pedreira: fechado

16 de abril, domingo (Páscoa)
Posto Clínicas: das 8 às 13 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Pedreira: fechado

As informações são da Pró-Sangue.

CPTM
A Companhia prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas durante o fim de semana prolongado, devido ao feriado de Páscoa comemorado entre os dias 13 e 16 de abril. Por conta disso, as composições vão operar com intervalo maior entre os trens.

Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
Sexta: das 7h às 19h30, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Pirituba será de 15 minutos e entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos.

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços no sistema de rede aérea seguirão em novo trecho, entre as estações Caieiras e Franco da Rocha. O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Francisco Morato será de 24 minutos.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)
Domingo: das 7h às 19h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Botujuru. O intervalo médio dos trens entre as estações Francisco Morato e Jundiaí será de 35 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Sexta: das 4h à meia-noite, serão executados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Antonio João e Jandira. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Carapicuíba será de 14 minutos e entre as estações Carapicuíba e Itapevi, de 28 minutos.

Sábado: das 22h até o final da operação comercial, os trabalhos ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 25 minutos.

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas intervenções no sistema de rede aérea entre as estações General Miguel Costa e Carapicuíba. Também estão programadas as seguintes ações:
– das 4h às 7h, os serviços continuarão entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa
– das 8h às 20h: intervenções nos equipamentos de via permanente entre Jandira e Itapevi.

O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 25 minutos.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Domingo: das 4h às 18h, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava. O intervalo médio dos trens será de 26 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)
Sexta: das 4h à meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Jundiapeba e Brás Cubas. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos serão retomados no sistema de rede aérea entre as estações Jundiapeba e Brás Cubas. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Sexta a Domingo: das 20h de sexta até a meia-noite de domingo, em decorrência das obras da Linha 13-Jade no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste, o intervalo médio dos trens em toda a linha será de 25 minutos.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

As informações são da CPTM.

Metrô
Na sexta-feira (14), feriado da “Paixão de Cristo”, a frota de trens em circulação, em razão da menor demanda, será semelhante a utilizada num domingo. Como nos demais feriados, quem pretende pedalar pela cidade encontrará no Metrô ótima opção para transportar as bicicletas durante todo o dia. Lembrando, porém, que só é permitido o embarque de até quatro bikes por trem, sempre utilizando o último vagão; que a utilização das escadas rolantes com a bicicleta pode ser feita apenas no sentido de subida, após embarque dos demais usuários; e que nunca deve-se fazer uso dos elevadores portando bicicletas.

Já durante o fim de semana, tanto no sábado quanto no domingo de Páscoa, as frotas de trens em operação serão as habituais e não haverá mudanças no horário de funcionamento das linhas.

Para quem vai utilizar o Metrô na segunda-feira (17) dia de retorno do feriado prolongado da Semana Santa, a abertura das estações das linhas 1-Azul, 2- Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela será antecipada para as 4h, ou seja, 40 minutos mais cedo do que o habitual.

Nas linhas 5-Lilás (Capão Redondo – Adolfo Pinheiro) e 15-Prata (Oratório –Vila Prudente), a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, ou seja, às 4h40.

A medida pretende atender os usuários que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à Linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à Linha 3-Vermelha).

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (tel. 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30.

Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (concessionária da Linha 4-Amarela) atende pelo tel. 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

As informações são do Metrô.