Confira o que abre e fecha no feriado em São Paulo

As repartições públicas estaduais estarão fechadas, mantendo apenas os plantões de emergência

dom, 18/11/2007 - 12h26 | Do Portal do Governo

Estão programadas operações especiais para o funcionamento dos serviços públicos estaduais nas áreas da saúde, saneamento e transporte, entre outras, durante o dia 20, feriado em alguns municípios do Dia da Consciência Negra. As repartições públicas estaduais estarão fechadas, mantendo apenas os plantões de emergência. Confira o que abre e o que fecha e o funcionamento de serviços:

SABESP

Central de Atendimento 195 (Ligação Gratuita): Funciona durante 24 horas, atendendo aos casos emergenciais.

Disk Sabesp – 08000 119911: na Região Metropolitana de São Paulo o expediente durante o feriado de 20 de novembro será das 10 às 16 horas.

Na Região Metropolitana da capital, as Agências Comerciais e o atendimento nos postos do Poupatempo fecham dia 20.

Ouvidoria Sabesp – 08000 55 05 65: Atende de segunda à sexta das 8 às 18 horas.

POUPATEMPO

Na terça-feira, 20 de novembro, não haverá funcionamento nos Postos Fixos da Capital paulista (Sé, Luz, Itaquera e Santo Amaro), de Campinas (Campinas Centro e Campinas Shopping), Guarulhos e Ribeirão Preto, bem como nas Unidades Móveis da Grande São Paulo, Sorocaba e Araçatuba.

Já os Postos Fixos de São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Bauru, e as Unidades Móveis com sede em Registro e Marília, atenderão normalmente na terça-feira, pois estas cidades não decretaram feriado municipal.

PROCON-SP

Os postos de atendimento pessoal (dentro do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera), bem como o atendimento telefônico (151), cadastro e pesquisa (3824-0446), fax (3824-0717), audiências e administrativo não atenderão no dia 20 (terça-feira).

No dia 19, segunda-feira, os postos de atendimento pessoal  operam em horário habitual, das 7 às 19 horas. O posto localizado  no Poupatempo Sé funcionará apenas para o fornecimento de informações em razão de reforma nas dependências.

O atendimento telefônico (151) também não atenderá no dia 20. Na segunda-feira, 19, haverá atendimento normal, das 8 às 17 horas. O serviço não atende aos sábados e domingos.

SAÚDE

Os prontos-socorros dos hospitais estaduais funcionarão em sistema de plantão durante o feriado.

TRANSPORTES

  • Metrô

O Metrô realiza esquema especial para o feriado prolongado.

Na segunda-feira, 19, a oferta de trens será igual a de um dia útil. Nas linhas 2-Verde e 5-Lilás a operação comercial será normal.

No feriado de terça-feira, 20, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão oferta de trens semelhante a de um sábado normal . Somente a Linha 5-Lilás não opera nos feriados.

Na quarta-feira, 21, o Metrô antecipa a operação comercial nas linhas 1 e 3 em 40 minutos. Nestas duas linhas, os trens vão circular a partir das 4 horas. Na Linha 2, a antecipação será de 10 minutos e a operação comercial terá  início às 4h30. A Linha 5 entrará em operação em seu horário habitual, às 4h40.

A Linha 1 terá um aumento de 20 viagens em relação aos dias úteis. A Linha 2-Verde também será reforçada, com 8 viagens a mais. Na Linha 3-Vermelha, o aumento será de 18 viagens. A oferta de trens e viagens na Linha 5 será a de um dia útil.

Jogo do Brasil no Morumbi

No dia 21, no período noturno, a operação comercial do Metrô também será prorrogada até a 1 hora nas linhas 1, 2 e 3, além de acréscimo no número de viagens, para atender aos torcedores que assistirão o jogo da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

BLA – Bilhete Lazer

No fim de semana, o Bla – Bilhete Lazer, que oferece desconto de R$ 0,30 por viagem no Metrô ou trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), começa a valer a partir das 18 horas de sábado e vai até o encerramento da operação comercial de domingo.

No caso da Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo – Largo Treze), que não funciona nos domingos e feriados, o Bilhete Lazer é aceito nos sábados, das 18h00 à meia-noite.

  • EMTU

A Ouvidoria da EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (0800 724 05 55), funcionará normalmente para atender aos usuários das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo no dia  20 de novembro.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e informa o itinerário das linhas de ônibus e tarifas, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes desse sistema de transporte.

Corredor Metropolitano – O Corredor Metropolitano do ABC, que atende aos municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, e São Paulo, terá operação diferenciada. Veja a programação:

• Domingo (18/11) – Programação normal de domingo

• Segunda-feira (19/11) – Programação normal de dias úteis

• Terça-feira (20/11) – Programação de sábado (70% da frota total em circulação)

Linhas metropolitanas – As cerca de 600 linhas que circulam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo funcionarão no dia 15 como a frota de domingo, isto é, 50% dos dias úteis, que é de 3.700 ônibus. Nos dias 19 e 20 a operação será a mesma de sábado, com cerca de 70% da frota em circulação.

ESTRADAS

Os usuários podem programar as viagens e saber as condições das estradas por meio de imagens on-line das 32 câmeras instaladas ao longo das principais rodovias. As câmeras podem ser acessadas pelos sites www.dersa.sp.gov.br e www.der.sp.gov.br. As imagens são atualizadas automaticamente a cada 20 segundos.

SEGURANÇA

O funcionamento dos distritos policiais será normal, assim como o atendimento de emergência da Polícia Militar (pelo 190) e dos Bombeiros (pelo 193).

Cíntia Cury